10 dicas para aproveitar ao máximo uma feira de franquias

10 dicas para aproveitar ao máximo uma feira de franquias

8 de abril de 2019

A feira de franquias é um evento que oferece ótimas oportunidades para novos investidores e pessoas que desejam conhecer mais sobre esse modelo de negócio.

Todavia, por ser um encontro grandioso, ela pode deixar o visitante deslumbrado e fora do seu verdadeiro foco.

Então, para que esses eventos agreguem valores reais ao seu planejamento, apresentaremos algumas dicas para aproveitar ao máximo uma feira de franquia.

Continue com a gente e saiba mais!

1. Faça uma preparação prévia

Para extrair benefícios do evento e tirar proveito da visita à feira de franquias, a sua preparação deve começar bem antes. Assim que a feira anunciar horários e participantes, comece uma intensa pesquisa sobre os pontos mais interessantes.

Conheça as marcas que estarão presentes: o histórico, os números e os objetivos. Somado a isso, verifique em quais pontos estarão os expositores que mais valem a pena visitar.

2. Monte uma programação própria

Logicamente, toda feira de franquias conta com uma programação. Porém, é essencial que você monte um roteiro particular baseado em seus interesses.

Com a pesquisa sobre os participantes em mãos, sinalize quais visitará e o tempo médio que passará em cada estande. Isso não só otimizará o seu tempo, como também ajudará você a aproveitar o evento.

3. Trabalhe dentro da sua realidade

Uma feira de franquias conta com empresas de variados portes e segmentos, sempre com materiais atrativos para novos investidores. Porém, para não desperdiçar energia e tempo, é importante trabalhar dentro da sua realidade.

Em outras palavras, não adianta despender preciosos minutos em marcas que demandam recursos fora do seu alcance. Por exemplo, se uma franquia custa 3 milhões e o seu capital só cobre 500 mil, seu estudo será em vão.

4. Crie um roteiro otimizado

Para comportar tantas marcas e visitantes, as feiras de franquias geralmente acontecem em grandes salões que apresentam extensos espaços para movimentação. Sem um bom roteiro, você corre o risco de, literalmente, andar em círculos.

Por isso, garanta um mapa do evento e crie rotas otimizadas de deslocamento. Utilize as anotações sobre os estandes e assegure a visita a todos.

5. Explore os pontos que interessam

Tendo a definição sobre os locais que visitará, não tenha pressa para completar o percurso. Vá com tempo para a feira de franquias e explore ao máximo cada detalhe interessante.

Ao encontrar os estandes da sua programação, passe preciosos minutos ou horas estudando cada um. Preste atenção nos números apresentados e anote as partes mais relevantes.

6. Pergunte o máximo que puder

Não há lugar mais apropriado para tirar dúvidas que uma feira de franquias. Por isso, não tenha medo de perguntar e questione o máximo que puder. As franqueadoras estão ali justamente para deixar o empreendedor bem informado. Você pode perguntar por pontos como:

  • tipo de suporte oferecido;
  • territórios de atuação;
  • rotina de trabalho.

7. Extraia conhecimentos válidos

Por meio das perguntas realizadas, é possível extrair conhecimentos que você não conseguiria de outras formas. Foque nesse objetivo e volte para casa com ideias válidas para a sua vida como empreendedor.

A experiência de participar de uma feira de franquias pode ser determinante para o futuro do seu novo projeto; por isso, todo conhecimento obtido é crucial.

8. Converse com várias pessoas

Além das próprias franqueadoras, esses eventos contam com inúmeras pessoas, desde franqueados até entusiastas.

Não se limite a conversar com um grupo. Busque diálogo com os franqueados a fim de entender suas opiniões como participantes de um negócio e pergunte para os entusiastas as razões que os levaram até aquele lugar.

Todo conhecimento é importante!

9. Aumente a sua rede de contatos

Outra ótima oportunidade que uma feira de franquias oferece é o networking. Com um número alto de empresários participando do evento, você tem a chance de conhecer profissionais do ramo e adicioná-los à sua lista de contatos.

Então, não deixe de pegar os cartões e panfletos oferecidos. Também não perca a oportunidade de deixar o seu contato com outras pessoas.

10. Não feche contratos na feira de franquias

Tome a feira de franquias como um evento para conhecer profissionais e entender mais sobre o nicho que interessa a você.

Não tenha pressa para fechar negócio. Por mais que você vá bem preparado, ainda serão poucos dias para se decidir por algo definitivo. Pegue todo o conhecimento adquirido para analisar e considerar todas as opções.

Essas foram as nossas dicas para aproveitar ao máximo uma feira de franquia. Analise e ponha em prática todas as informações apresentadas para garantir que os próximos eventos sejam mais proveitosos para você.

Confira o nosso calendário de feiras e eventos em 2019 para não perder nenhum encontro importante!

Lívia Cravo

Gerente de Marketing do Grupo Alento, franqueadora detentora das marcas Billy The Grill, Vizinhando e Naa! Sushi Bar.

Facebook Comentários