5 dicas para manter a boa reputação da sua marca

5 dicas para manter a boa reputação da sua marca

13 de abril de 2020

Em tempos de redes sociais e forte influência digital no cotidiano, manter a boa reputação da sua marca também é uma forma de garantir a continuidade do negócio. No mínimo, você tem maior tranquilidade para planejar e trabalhar estratégias.

O fato é que a opinião pública nunca foi tão importante quanto hoje. Atualmente, uma resenha mais crítica ou mesmo um compartilhamento de notícia falsa pode ser suficiente para trazer grandes problemas para qualquer empresa.

Para ajudar você a não cair em armadilhas e ainda destacar a sua marca no setor de franchising, preparamos este artigo com as principais dicas para manter uma boa reputação. Continue com a gente e confira agora mesmo!

1. Responda comentários e avaliações dos clientes

Tanto nas redes sociais quanto no dia a dia, a sua empresa pode receber elogios e críticas de consumidores — e de não clientes também. Ou seja, querendo ou não, a sua franquia está sempre sujeita a avaliações.

Hoje, a reputação de uma marca depende muito de como o empreendedor lida com esse cenário. Não adianta responder somente aos elogios e comentários mais descontraídos. A sua reação perante as críticas, na maioria das vezes, é o que realmente importa.

Por isso, responda a todos da melhor maneira possível. Muitas críticas são feitas por puro desconhecimento ou por detalhes que podem ser esclarecidos facilmente. Agindo dessa forma, você consegue manter um bom relacionamento com todo o seu público.

2. Não alimente as fake news

Infelizmente, algumas críticas na internet nascem a partir de fake news. Para o bem da sua reputação, essas devem ser sumariamente excluídas e jamais alimentadas. Porém, isso não significa que você deva ficar indiferente.

No início da era das fake news, muitas empresas e personalidades caíram na armadilha de acreditar que as falsas notícias sumiriam da mesma forma que surgiram — como em um passe de mágica. Um ledo engano que custou a reputação de muitos.

As fake news não devem ser alimentadas e sim esclarecidas. Por exemplo, se for uma resenha falaciosa sobre algum produto ou serviço da sua empresa, é importante esclarecer os fatos. Feito isso, você deve seguir e não debater com aqueles que insistem na mentira, afinal, não se trata de crítica construtiva.

3. Cuide da imagem da sua empresa

Uma reputação também pode ser alavancada ou prejudicada a partir de fotos e vídeos publicados. Se clientes postam conteúdos de momentos felizes e agradáveis dentro do seu restaurante, por exemplo, outras pessoas entenderão que o ambiente é maravilhoso.

No entanto, se há publicações de imagens negativas da sua empresa ou equipe, a opinião pública pode agir de forma bem mais crítica em relação ao seu negócio.

Para evitar contratempos, é essencial filtrar fotos e vídeos relacionados à sua marca. Em todas as plataformas digitais, configure para que essas publicações passem pela avaliação da sua empresa.

Além disso, atualize constantemente o álbum de fotos do seu negócio. É fundamental mostrar o desenvolvimento da franquia.

4. Compartilhe as ações e os pontos positivos da sua marca

Muitas vezes, as empresas ficam tão preocupadas em rebater as fake news que acabam se esquecendo de compartilhar as boas ações desenvolvidas em suas rotinas. Isso é um grande equívoco. Pense que quanto mais pontos positivos você demonstra, menos espaço dá para notícias falsas.

Por exemplo, se você tem um atendimento diferenciado, produtos novos ou serviços acima do padrão, faça questão de divulgá-los para os seus clientes. A maioria dos consumidores se identifica muito mais com empresas que demonstram uma visão positiva de mundo.

5. Faça um monitoramento da sua reputação

Todas as dicas já apresentadas são extremamente importantes, mas para se certificar sobre a boa reputação da sua empresa, é fundamental trabalhar com um monitoramento. Lembra-se dos elogios e das críticas que citamos no primeiro tópico? São os fatores avaliativos que você deve acompanhar.

É um trabalho cansativo, mas essencial nos dias de hoje. Afinal, muitas pessoas conferem a reputação de uma empresa na internet antes de visitarem um estabelecimento ou realizarem uma compra online. Em outras palavras, o monitoramento já faz parte da estratégia de atração de novos clientes.

Enfim, a reputação da sua marca é algo de alto valor. E não apenas em relação aos clientes. Muitos profissionais pautam suas escolhas de carreira na reputação que determinada empresa tem publicamente. Portanto, a devida atenção a isso garante novos clientes e mão de obra qualificada. Vale a pena investir tempo e conhecimento!

Gostou do artigo? Então, que tal conhecer agora os pilares de uma franquia de sucesso?

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