A importância do investimento em Marketing

A importância do investimento em Marketing

22 de janeiro de 2020

Com certeza você já ouviu falar que “o marketing é a alma de qualquer negócio”. E essa ideia não é à toa. Por meio de um trabalho inteligente de marketing é possível atrair e fidelizar clientes, aumentando consideravelmente os lucros e a credibilidade de um negócio.

No franchising não é diferente. O investimento em marketing é intrínseco ao setor, tendo papel fundamental para o sucesso de cada franqueado e da marca como um todo. Porém, assim como em outros pontos, essa etapa é gerida de forma organizada, a partir de uma estratégia chamada Fundo de Propaganda.

Então, para reforçar a importância e mostrar como funciona o investimento em marketing no setor de franquias, explicaremos o que é o Fundo de Propaganda e quais são as vantagens dessa metodologia para o crescimento de uma marca.

Boa leitura!

O que é e como funciona o Fundo de Propaganda?

Conhecido também como Taxa de Marketing, o Fundo de Propaganda nada mais é que um valor mensal que o franqueador arrecada de cada franqueado, a fim de investir em iniciativas e estratégias para promover a marca principal e alavancar a venda de produtos e serviços dos seus agregados.

É, basicamente, uma garantia de que a empresa sempre contará com recursos para a criação de ações publicitárias para os mais diversos objetivos, como:

  • lançamento de produtos;
  • abertura de unidades;
  • atração de clientes.

Geralmente, corresponde ao valor de 2% a 5% do arrecadamento bruto de cada estabelecimento franqueado. Também existem franquias que fixam uma taxa mensal.

Em termos legais, a cobrança destinada ao Fundo de Propaganda está protegida pelo artigo 3° da Lei de Franquias. Embora não haja uma especificação sobre o valor real da taxa, a lei obriga que o franqueador informe sobre a cobrança e seja claro sobre o destino da quantia arrecadada.

Quais são as vantagens do investimento em Marketing para uma franquia?

Como vimos, o investimento em marketing faz parte do setor de franquias e acontece de maneira organizada e específica. Mas quais são as vantagens reais da existência de um Fundo de Propaganda para uma franquia? Entenda.

Transparência total nos investimentos

Em uma empresa convencional, nem sempre os investimentos em marketing ficam claros para todos. Em alguns casos, as ações desenvolvidas não parecem corresponder ao montante destinado para o setor.

Com o Fundo de Propaganda não se corre esse risco. A mesma Lei de Franquias que permite a cobrança da taxa também exige que as marcas prestem contas para os franqueados sobre os investimentos em marketing pelo menos uma vez por ano.

Investimento ininterrupto

Outro fator no qual esse modelo de arrecadação faz toda a diferença é na continuidade de ações de propaganda. Como o pagamento da taxa, geralmente, é mensal, a marca principal tende a contar com investimentos ininterruptos para estratégias de atração e lançamento.

Com isso, o franqueado não precisa se preocupar, por exemplo, se na estreia de algum produto o seu estabelecimento terá ou não o marketing adequado para chamar a atenção do seu público-alvo.

Menores custos e melhores ações

Não é preciso dizer o quanto ações de marketing podem ser custosas para uma empresa. Até mesmo um empreendedor iniciante sabe que essa área pode consumir parte considerável do orçamento de um negócio.

No entanto, a situação é bem diferente no franchising. Além de vantagens como o apoio em treinamentos e na gerência do negócio, com o Fundo de Propaganda, o franqueado consegue manter ações de marketing sem despender de grandes valores.

Em outras palavras, trabalhar o marketing nesse modelo de negócio sai muito mais barato e tende a ser bem mais eficiente.

Enfim, o investimento em marketing é uma necessidade que nenhuma marca deve ignorar no seu planejamento. Hoje, com a rapidez na troca de informações, um trabalho contínuo nesse campo pode ser ainda mais decisivo para o crescimento da franquia e de cada um dos seus franqueados.

Também é importante optar por marcas que trabalhem com transparência e inteligência na arrecadação e no desenvolvimento do marketing para todos.

O Portal do Franchising, mantido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), oferece uma série de opções excelentes em investimentos. Conheça o perfil de franqueado da Billy The Grill, considerada uma das melhores franquias de alimentação do Brasil em 2017!

Facebook Comentários