Abertura de franquia: passo a passo completo

Abertura de franquia: passo a passo completo

26 de março de 2019

Segundo a Folha de S. Paulo, o faturamento do setor de franquias deve aumentar 11% em 2019. Esses dados só reforçam o sucesso do franchising no Brasil. É por isso que os empreendedores buscam cada vez mais informações sobre como realizar uma abertura de franquia.

No entanto, entender as burocracias e obrigações para comprar uma franquia é essencial para que o investidor seja bem-sucedido na sua jornada e fortaleça ainda mais a marca principal.

Se você deseja investir em uma abertura de franquia, mas ainda tem dúvidas sobre quais procedimentos deve seguir, confira este passo a passo que preparamos sobre o assunto.

Boa leitura!

Entenda o seu perfil

Antes de pesquisar qualquer marca visando uma abertura de franquia, é importantíssimo analisar o seu perfil. Isso mostrará quais são as suas características principais como empreendedor e os segmentos mais indicados para você trabalhar.

Além disso, a análise de perfil mostra se você tem os principais atributos que todo franqueado deve apresentar, como:

  • facilidade para desenvolver tarefas pré-estabelecidas;
  • liderança;
  • compromisso;
  • engajamento;
  • organização;
  • disciplina.

Ao final da análise, você será capaz de definir qual é o setor se adequa melhor ao seu perfil e quais são os pontos que precisa trabalhar para se tornar um empreendedor de sucesso.

Defina um segmento e pesquise por algumas marcas

Ao entender o seu perfil, será mais fácil definir qual é o seu segmento ideal de atuação. Feito isso, o passo seguinte é pesquisar por algumas marcas e estudá-las detalhadamente.

Durante esse trabalho, é importante entender qual é o porte da marca e quais são os investimentos necessários para se tornar um franqueado.

Confira os registros das marcas no Serasa e INPI

Mesmo interessando por diferentes marcas, não entre em contato com elas sem antes verificar os registros em órgãos como Serasa e Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI).

Serasa

A Serasa é uma empresa privada e a principal referência no país em análise de crédito. A instituição conta com um banco de dados com informações relevantes, por exemplo:

  • histórico de cheques sem fundo;
  • protestos sobre títulos;
  • dívidas vencidas.

INPI

Trata-se de um órgão governamental ligado diretamente ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

A consulta junto ao INPI é ainda mais importante, pois uma empresa só pode utilizar com exclusividade um logotipo, nome e produto ou serviço se estiver devidamente registrada.

Entre em contato com a franquia

Averiguadas todas as informações essenciais sobre a franquia, é o momento de entrar em contato com o franqueador. Geralmente, isso pode acontecer pela internet. O empreendedor preencherá uma ficha para ter o seu perfil avaliado.

Nessa etapa, são feitas perguntas pontuais para identificar se o candidato tem as características necessárias para a abertura de uma franquia.

Analise a COF

Quando todos os procedimentos iniciais forem concluídos, o candidato deve receber a Circular de Oferta de Franquia (COF). Esse documento reúne as principais informações para orientar o empreendedor em sua relação com o franqueador e uma minuta do contrato.

Avalie o serviço da franquia como um cliente

Depois de receber a COF, você tem o prazo de dez dias para avaliar todas as informações sem o risco de pagar qualquer taxa para a marca principal. Antes de decidir sobre a abertura de franquia, aproveite esse tempo para avaliar o serviço da empresa.

A COF conta com contatos e endereços de franqueados e lojas da rede. Faça uma visita como cliente em algumas unidades e analise pontos como:

  • atendimento;
  • qualidade;
  • preços.

Aproveite para conversar com clientes e saber o que eles pensam sobre os produtos e serviços da franquia em questão. Depois se apresente e converse com pelo menos três franqueados a fim de entender quais foram as maiores dificuldades enfrentadas na abertura de franquia.

Crie um plano de negócios para analisar o contrato

É importante ter um plano de negócios pronto na hora de analisar o contrato. Com a minuta em mãos, você poderá analisar minuciosamente cada tópico.

O seu plano de negócios dará perspectivas diferentes que podem ser debatidas com o franqueador. Ainda que, no geral, as cláusulas sejam padronizadas e com poucas possibilidades de mudança, vale a pena apontar sugestões de melhorias.

Valide o contrato para abertura de franquia

Estando tudo acertado entre as partes, chegou a hora de assinar o contrato e validar a abertura de franquia. Analise cuidadosamente cada trecho antes disso. No momento da assinatura, você deve pagar uma taxa e receber um cronograma que explicará os próximos passos.

Normalmente, as ações seguintes são a escolha e reforma do ponto, contratação da equipe e implantação do sistema de trabalho padrão da franquia. Para isso, como franqueado, você tem um prazo entre 90 e 120 dias.

Escolha um ponto para a sua loja

Na hora de escolher o ponto comercial, você deve verificar com os órgãos competentes se o local está apto a exercer a atividade desenvolvida pela franquia.

Em alguns casos, o franqueador ajuda a encontrar o ponto; em outros, ele deixa a cargo do empreendedor e apenas aprova ou não a decisão. Antes de uma definição, analise se o espaço apresenta um bom fluxo de potenciais clientes e a concorrência ao redor.

Abra uma empresa

Com o ponto escolhido, você deve abrir uma nova empresa para cumprir todas as obrigações fiscais e trabalhistas. Isso deve ser feito antes da inauguração da loja.

Depois de passar por todas as etapas burocráticas e de aprendizado, chega o momento da abertura de franquia. A partir daí, você deve se dedicar ao máximo e trabalhar junto ao franqueador, de modo a garantir o crescimento da sua loja e da marca como um todo.

É importante também frisar que, quando a unidade começa a funcionar, o empreendedor paga as taxas mensais de royalties (em razão do uso da marca e do sistema) e publicidade.

O Portal do Franchising, mantido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), oferece uma série de opções excelentes em investimentos. Conheça o perfil de franqueado da nossa franquia, que foi considerada uma das melhores do segmento de alimentação do Brasil em 2017!

João Gabriel Ribeiro

João Gabriel Ribeiro

Analista de Marketing Digital do Grupo Alento, franqueadora detentora das marcas Billy The Grill, Vizinhando e Naa! Sushi Bar.

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