O que todo franqueado pode aprender com Elon Musk, o bilionário da Tesla

O que todo franqueado pode aprender com Elon Musk, o bilionário da Tesla

5 de abril de 2018

Elon Musk é um empreendedor, filantropo e visionário americano que possui diversos projetos de sucesso com impactos mundiais.

Ele é fundador da empresa de foguete SpaceX e co-fundador e CEO da Tesla Motors, uma das empresas responsáveis pela inovação dos carros elétricos e autônomos. Além disso, ainda é vice-presidente da OpenAI, fundador e CEO da Neuralink e co-fundador e presidente da SolarCity. Atualmente é uma das pessoas mais ricas e influentes do mundo.

Com toda essa bagagem, Elon Musk tem muito gabarito para falar de empreendedorismo, certo?

Por isso, separamos alguns dos ensinamentos desse empreendedor extraordinário para que você possa aplicar no seu empreendimento e até mesmo na sua vida pessoal.

O seu sonho é importante

É fundamental investir em algo que te traga interesse e que tenha um significado, pois, dessa forma, passa a ser mais fácil realmente se dedicar a isso.

Além disso, é preciso focar no seu sonho e não no que as outras pessoas acham dele. Muitos desistem dos sonhos por serem desmotivados ou porque acreditam eles são impossíveis de serem realizados.

Essa primeira dica é muito importante, inclusive falamos sobre a importância de sonhar grande no nosso artigo 4 atitudes empreendedoras para o sucesso.

O sonho de Elon Musk é colonizar Marte e ele está cada vez mais próximo de conseguir essa façanha. Por isso, é fundamental se questionar: será que os seus sonhos são realmente impossíveis?

Qualidade é melhor que quantidade

No mundo atual, muitas pessoas focam apenas na quantidade, querendo produzir cada vez mais para ganhar mais. Porém, a quantidade acaba fazendo com que a qualidade fique de fora desse processo.

Musk acredita que é um grande erro focar na quantidade. O importante é focar na qualidade no que está sendo realizado.

Para ele, por exemplo, vale mais a pena contratar poucas pessoas especialistas para realizar um trabalho complexo, do que contratar várias não especialistas.

Segundo ele, a quantidade nunca vai valer mais do que o talento e a qualidade tanto das pessoas como também do resultado final ofertado.

Evite as certezas e melhore sempre!

O problema das certezas é que elas fazem com que nós paremos de nos questionar sobre as coisas e, para Musk, isso pode ser um grande erro, principalmente para quem deseja empreender e ter diferenciais no seu negócio.

Afinal de contas, mesmo tendo conquistado muitos de seus objetivos e atingido muito sucesso, o fundador da Tesla não está satisfeito. Ele defende a importância de ter um ciclo de feedback, com reflexões constantes sobre como você pode melhorar suas atividades e resultados, questionando-se a si mesmo sempre.

Assim, ele acaba buscando por inovações e modificações constantes, fazendo com que o seu trabalho seja sempre aprimorado, evitando que ele fique defasado e, claro, continuando a inovar sempre.

O dinheiro nem sempre é o único objetivo

O dinheiro é algo importante em todo empreendimento, mas, de acordo com Musk, ele não deve ser o seu único objetivo. Trazer a inovação e focar em formas diferenciadas de fazer as mesmas coisas pode ser mais prazeroso do que somente o lucro.

Para fazer grandes coisas que possam impactar a sociedade, o foco não deve ser apenas no lucro. Ao criar o Paypal, por exemplo, Musk não pensava apenas em ganhar dinheiro, mas sim em solucionar um grande problema das pessoas, que no caso dele era o de facilitar a forma de transição de dinheiro.

Dessa maneira, o lucro deixou de ser o objetivo e passou a ser o resultado do bom trabalho do empreendedor, fazendo com que ele tivesse sucesso ao criar algo inovador, prático e confiável.

Tudo isso, junto com o foco na qualidade, fizeram com que fosse possível criar algo novo e se destacar cada vez mais no mercado, tendo sempre um diferencial em relação aos concorrentes.

Não pense somente em você

Ao invés de pensar apenas nas próprias necessidades, você deve pensar também nas necessidades do outro e em como você poderá melhorar suas vidas, trazendo comodidade para elas e, principalmente, contribuir para que a vida possa ser mais descomplicada.

Com esse pensamento, é possível inovar até mesmo em relação às coisas mais complexas (simplificando-as) e, claro, ser reconhecido por isso, possibilitando que se colha os frutos do próprio trabalho.

Com essas dicas, Elon Musk demonstra que inovar é um processo contínuo e que se deve levar em consideração diversos aspectos e não somente o dinheiro. Tenha um propósito para seu negócio. Com este pensamento, o sucesso será apenas uma questão de tempo.

Quer saber mais sobre o bilionário da Tesla? Você pode assistir este vídeo no qual Elon Musk participa do TED Talks e fala um pouco sobre o futuro.

Facebook Comentários