Checklist para avaliar franquia

Checklist para avaliar franquia

5 de agosto de 2019

O franchising é, sem dúvidas, um modelo de negócio de sucesso. Porém, bons resultados não acontecem por acaso: é necessário que o empresário tome as decisões certas. Ou seja, antes de começar a sua jornada, é preciso saber avaliar franquia.

Para ajudar você a acertar na escolha, preparamos este checklist com os principais questionamentos que devem ser feitos na hora de avaliar franquia. Confira!

Como fazer uma autoanálise?

Antes de partir para as franquias, você deve se certificar de que está preparado para iniciar um negócio desse tipo. Afinal, o franchising demanda alguns fatores que talvez não estejam adequados ao seu perfil de empreendedor. Então, faça uma autoanálise com as seguintes perguntas:

  • tenho disponibilidade de tempo para me dedicar ao negócio?
  • estou preparado para seguir as regras e os padrões da franquia?
  • quais são os setores que mais se adequam ao meu perfil?

Como verificar a compatibilidade financeira?

Como qualquer outro negócio, além de tempo, o franchising exige investimentos financeiros do empreendedor. Nesse sentido, é preciso avaliar a compatibilidade da franquia com o seu capital.  As questões aqui podem ser:

  • qual é o investimento inicial exigido, em média, pelas marcas do setor?
  • quais são os valores das taxas de franquia e royalties?
  • qual é o tempo médio de retorno do investimento?
  • é preciso contribuir para um fundo de marketing ou propaganda?
  • como funciona a central de compra?

Como avaliar franquia?

Geralmente, quem investe em franquias baratas ou sem respaldo no mercado acaba tendo maior dificuldade em recuperar os valores investidores. É preciso fazer as perguntas certas na hora de avaliar franquia. Confira quais são elas:

  • a franquia faz parte da Associação Brasileira de Franchising (ABF)?
  • a marca tem o Selo de Excelência em Franchising?
  • qual é o tempo de atuação da franquia no mercado?
  • existe a obrigatoriedade de compra mínima?
  • tem suporte no treinamento de pessoal?
  • tem fornecedores homologados?
  • tem Conselho de Franqueados?
  • há encontros regionais?

Como dialogar com franqueados?

Uma ótima maneira de conhecer ainda mais a marca que você tem em vista é conversar com outros franqueados, pois eles são investidores que também passaram por todos os estágios iniciais. Mas para que a visita seja produtiva, é preciso fazer as perguntas adequadas:

  • há visitas de um consultor de campo? Qual é a frequência?
  • há sessões de treinamentos? Qual é o nível aplicado?
  • existem plataformas para treinamentos online?
  • como é a comunicação com os franqueados?
  • qual é o nível de lucratividade do investidor?
  • o retorno de investimento é interessante?
  • como são feitas as cobranças das taxas?
  • como é ser um franqueado da marca?

Como avaliar um ponto comercial?

Como já comentamos, bons resultados acontecem quando você toma as melhores decisões. E a escolha do ponto comercial é uma delas. Por mais que a franquia ofereça suporte na busca, a responsabilidade final é sempre do franqueado. Saiba o que avaliar:

  • o ponto comercial é adequado para o meu ramo de atuação?
  • a infraestrutura oferecida atende às minhas necessidades?
  • existem concorrentes no local? Quem são eles?
  • o ponto oferece a acessibilidade necessária?
  • o meu público-alvo frequenta essa região?
  • qual é o custo da ocupação?

Este foi o nosso checklist para ajudar você a não errar na hora de avaliar franquia.

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Lembre-se: ainda que o franchising ofereça benefícios e facilidades além dos negócios convencionais, é importante escolher marcas que tenham expertise no mercado e apresentem um bom histórico com franqueados e clientes. Não corra riscos e opte sempre por segurança e qualidade.

O Portal do Franchising, mantido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), oferece uma série de opções excelentes em investimentos. Conheça o perfil de franqueado da nossa franquia, que foi considerada uma das melhores do segmento de alimentação do Brasil em 2017!

João Gabriel Ribeiro

João Gabriel Ribeiro

Analista de Marketing Digital do Grupo Alento, franqueadora detentora das marcas Billy The Grill, Vizinhando e Naa! Sushi Bar.

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