Como abrir uma franquia: confira o passo a passo!

Como abrir uma franquia: confira o passo a passo!

5 de setembro de 2017

As franquias podem ser um modelo de negócio interessante para os empreendedores que buscam trabalhar com marcas já estabelecidas no mercado, facilitando todo o processo de empreender.

Atualmente, muitas empresas (conhecidas como franqueadoras), disponibilizam o uso da marca ou patente de seus produtos/modelos de negócios, para os empreendedores interessados em abrir o seu próprio empreendimento (chamados de franqueados).

Para isso, o empreendedor precisa se precaver e escolher o melhor negócio para si. Quem está interessado em se tornar um franqueado, precisa saber um pouco mais a fundo sobre o tema. Algumas dicas são importantes para quem decide abrir a sua própria franquia, dentre elas, podemos destacar:

Procure o modelo de negócio ideal para você!

É preciso ter em mente que a franquia é um investimento e, acima de tudo, um empreendimento, e o sucesso ou não dessa aposta dependerá apenas de você. Antes de tudo é preciso estudar sobre as franquias e conhecer o modelo de negócio que mais se encaixa no seu perfil.

É preciso descobrir qual segmento do mercado você pretende trabalhar, quem serão seus concorrentes, qual a aceitação do público em relação a esse tipo de serviço e assim por diante.

Quanto mais você pesquisar e aprender sobre o tema, mais fácil será para prosperar.

Defina a região para abrir uma franquia

Nem sempre é possível abrir uma franquia no local que gostaríamos. Às vezes é preciso encontrar outras localidades para empreender. Os motivos para isso são diversos. Por isso,  tente encontrar um local em que você tenha mais chances de manter a sua franquia lucrativa. Se você conseguir isso na sua cidade, melhor ainda, mas em alguns casos é preciso buscar por outras alternativas.

É interessante fazer um estudo completo sobre os locais e principalmente, sobre a necessidade de um novo empreendimento (do segmento que você escolheu) nessas localidades.

É preciso saber investir!

Para abrir uma franquia é preciso estar preparado financeiramente para isso. Estude sobre os tipos de investimento e saiba qual é o melhor para a sua situação financeira.

Alguns investimentos podem ser mais baratos, com lucros razoáveis, enquanto outros podem ser mais caros. Geralmente, o tipo de investimento está relacionado com os lucros. Porém, quando falamos de negócios, é interessante pensarmos a longo prazo. Nesse caso, o investimento inicial é preciso, para que os resultados aconteçam no futuro.

Por isso é muito interessante ter, ao menos, um capital três vezes maior do que o necessário para o investimento, pois assim será possível lidar com os imprevistos.

Escolha o franqueador

Depois de pesquisar, compreender o modelo de negócio dos franqueadores e descobrir qual marca se encaixa mais no seu perfil e nas necessidades da sua região, chegou a hora de escolher o franqueador.

Entre em contato com as empresas e veja quais são as propostas delas, qual o valor do investimento inicial, o tipo de contrato, a porcentagem que você terá que passar para a empresa mensalmente e assim por diante.

Tente encontrar o modelo de negócio que te traga mais benefícios. Existem algumas diferenças interessantes entre as empresas. É interessante pensar também no suporte que a empresa irá disponibilizar para você, pois isso será fundamental para tirar dúvidas e melhorar a sua franquia.

Etapas do processo de abertura da franquia

Cada empresa terá um processo distinto de abertura, mas, no geral, o processo de abrir uma franquia ocorre da seguinte maneira:

  • Contato com a empresa a apresentação da franquia: Assim que você entrar em contato com a franqueadora desejada, ela irá passar mais informações a respeito desse processo. Isso é feito através de palestras, reuniões e treinamentos, a fim de demonstrar realmente como funciona o modelo de negócios da empresa. Esse é o momento de tirar dúvidas e se aprofundar no assunto.
  • Seleção, definição e aprovação do local: Esse é o momento em que a empresa avalia a sua proposta, exigindo alguns conhecimentos práticos e avaliando o modelo de negócio, a localidade do empreendimento, estimativa de faturamento e assim por diante.
  • Treinamento e assinatura do contrato: Se tudo estiver em ordem, será o momento de passar por treinamentos específicos a respeito da sua franquia, estudando os materiais disponibilizados pela empresa, reuniões com o coordenador regional e assim por diante. Para então realizar a assinatura do pré-contrato e do contrato. Com a assinatura você passa a ser, oficialmente, um franqueado. As empresas geralmente distribuem o Circular de Oferta de Franquia (COF), que é um documento contendo a história da marca, o contrato e detalhes técnicos do negócio.
  • Instauração, montagem e divulgação da franquia: Esse é o momento em que você irá estrear a sua franquia fazendo a instalação dos equipamentos, contratando funcionários, inaugurando o negócio e divulgando o novo empreendimento na sua região.

A partir de então você terá que liderar a sua equipe e buscar maneiras de conseguir obter mais lucros, chamado a atenção da população para o seu empreendimento.

Com esse artigo demonstramos resumidamente como se dá a abertura de uma franquia e os processos dessa jornada. Existem muitos desafios no processo de abrir uma franquia, mas essa é uma ótima maneira de realizar o sonho de ter o seu próprio negócio.

João Gabriel Ribeiro

João Gabriel Ribeiro

Analista de Marketing Digital do Grupo Alento, franqueadora detentora das marcas Billy The Grill, Vizinhando e Naa! Sushi Bar.

Facebook Comentários