Como conseguir dinheiro para abrir uma franquia

Como conseguir dinheiro para abrir uma franquia

6 de novembro de 2018

Buscar dicas e informações sobre como conseguir dinheiro para abrir uma franquia é essencial para todo empreendedor que deseja entrar nesse modelo de sucesso no Brasil e no mundo, mas não dispõe do suporte financeiro necessário.

Ainda que o franchising seja um nicho diferenciado, as aplicações financeiras são essenciais para que o negócio se mantenha forte e os objetivos sejam alcançados. Porém, como boa parte desses investimentos se faz necessária logo no início do projeto, muitas pessoas encontram dificuldade em dar o primeiro passo.

Se você quer entrar nesse nicho, mas não possui capital financeiro suficiente, continue lendo e confira as melhores dicas de como conseguir dinheiro para abrir uma franquia. Pegue papel e caneta e inclua nossas recomendações em seu planejamento. Boa leitura!

Por que as dicas de como conseguir dinheiro para abrir uma franquia são importantes para o novo empreendedor?

Antes de apresentarmos as dicas de como conseguir dinheiro para abrir uma franquia, é interessante entender o contexto por trás deste cenário para não cometer erros.

Obviamente, nosso objetivo principal é conquistar um suporte financeiro para iniciar o projeto. Porém, no mundo dos negócios, analisar as circunstâncias de maneira simplória nunca é o recomendado.

Confira, abaixo, alguns pontos que valem a pena serem estudados.

Por que não iniciar com franquias baratas?

Com certeza, diante dos investimentos para abrir seu empreendimento, você se perguntará por que não iniciar com uma franquia barata. Em teoria, isso diminuiria os seus esforços e, no final, você se tornaria um franqueado da mesma forma.

Sim, inegavelmente, essa escolha seria menos custosa em diversos fatores. No entanto, as opções mais “fáceis” costumam ser as menos indicadas no mercado de franchising. Conheça algumas razões para não decidir por franquias baratas.

Franchising como negócio passageiro

Quando uma marca oferece taxas muito abaixo do mercado, pode significar que o modelo de negócio seja algo passageiro. O objetivo do empresário pode ser vender o máximo de franquias, sem se importar se os franqueados terão sucesso individualmente.

Suporte limitado ao franqueado

O suporte oferecido pela empresa matriz é um dos diferenciais que fazem do franchising um modelo de negócio tão interessante.

Porém, como sabemos, tudo tem o seu custo. Para oferecer um apoio logístico, administrativo, de treinamentos etc., a franqueadora precisa realizar investimentos. Então, se a franquia arrecada pouco, as chances de executar um suporte de qualidade são razoavelmente baixas.

Optar por negócios alternativos da franqueadora é uma boa saída?

Muitas marcas, além das franquias diretas (estabelecimentos completos), oferecem opções alternativas de negócios, tais como:

  • modelo delivery;
  • quiosques em shopping;
  • stands em hipermercados.

No entanto, como a própria nomenclatura sugere, são opções que não oferecem toda estrutura destinada aos franqueados convencionais. Embora valham a pena ser consideradas, esses modelos de negócios são mais interessantes como segundas ou terceiras alternativas de investimentos.

Em suma: saídas fáceis não existem. Optar por franquias baratas pode trazer grandes dores de cabeça em médio e longo prazo. Enquanto os modelos secundários podem não ser suficientes para que você alcance todos os seus objetivos.

Então, como conseguir dinheiro para abrir uma franquia?

Enfim, confira ótimas dicas de como conseguir dinheiro para abrir uma franquia de qualidade.

Linha de crédito da própria franqueadora

Para ajudar o empreendedor a entrar no negócio, muitas franqueadoras oferecem linhas de crédito por conta própria. Fora isso, há outras que apresentam acordos especiais com instituições financeiras que facilitam a aprovação do financiamento.

A Billy The Grill, franquia administrada pelo Grupo Alento, por exemplo, oferece uma parceria com o BB Franquias para investidores que precisam de crédito para se tornar franqueados. Além de todo o suporte de gestão, o empreendedor conta com condições especiais de financiamento.

Empréstimos bancários

Caso a franqueadora não ofereça nenhuma linha de crédito própria ou parcerias com instituições financeiras, o investidor pode considerar um empréstimo diretamente com o banco.

Quando se trata de franquias, muitas instituições já oferecem planos especiais, como um número mais extenso de parcelas e outros benefícios peculiares. Entretanto, é importante que você pesquise sobre as taxas de juros aplicadas por cada banco.

Créditos com familiares e amigos

Você já ouviu a expressão “um bom empresário começa a ser construído em casa”? Entre outras coisas, esse conceito reforça a ideia de que, com o incentivo correto da família, um empreendedor iniciante pode se tornar um empresário de sucesso.

Nesse sentido, vale a pena buscar apoio financeiro com parentes e amigos para iniciar a sua carreira de franqueado. Apresente o projeto e o histórico da marca que você deseja fazer parte e reforce o quanto a participação de todos é essencial para a realização desse sonho.

Sociedade com outros investidores

Lembra dos seus amigos de faculdade que um dia planejaram abrir uma empresa com você? Eles podem ser ótimas alternativas para iniciar uma sociedade, a fim de alcançar o capital necessário para entrar em uma franquia.

Logicamente, essa opção não precisa se limitar a amigos e conhecidos. O importante é que você tenha segurança sobre as escolhas e certifique-se de que todos os sócios entendam como funciona o novo negócio.

Investidores anjo

Basicamente, investidores anjos são empresários que investem capital financeiro em empreendimentos novos com alto potencial de lucratividade. No Brasil, a prática ainda é recente, mas apresenta forte tendência de crescimento, tornando-se uma nova alternativa também para quem quer saber como conseguir dinheiro para abrir uma franquia.

Além do capital financeiro, esses investidores agregam outros valores para o negócio, por exemplo:

  • experiência empresarial;
  • conhecimento da área;
  • rede de relacionamentos.

Enfim, essas foram as nossas dicas sobre como conseguir dinheiro para abrir uma franquia. Todas as opções apresentadas são praticáveis, bastando que você escolha a que melhor se adapta a sua realidade. Então, não perca tempo, analise as informações e inicie já a sua carreira como um franqueado de sucesso.

Decidiu procurar uma parceria bancária? Aproveite para conhecer os planos de financiamento de algumas instituições, como o Bradesco, a Caixa Econômica e o Banco do Nordeste!

João Gabriel Ribeiro

João Gabriel Ribeiro

Analista de Marketing Digital do Grupo Alento, franqueadora detentora das marcas Billy The Grill, Vizinhando e Naa! Sushi Bar.

Facebook Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *