Como conseguir um fiador para o seu negócio

Como conseguir um fiador para o seu negócio

3 de junho de 2019

Basicamente, o fiador é a pessoa responsável por assumir as despesas ou os dividendos de um acordo caso o contratante não cumpra com as suas obrigações. É uma prática utilizada em várias situações, inclusive em aberturas de franquias ou acordos de empresas.

Atualmente, muitos empreendedores optam por começar o próprio negócio ou adquirir uma marca no franchising. Porém, por mais que essas modalidades apresentem diversas vantagens, ainda demandam capitais e garantias para que tudo se concretize. É nesse ponto que a presença de um fiador pode fazer toda a diferença.

Se você deseja iniciar um novo projeto, mas não tem o aporte financeiro necessário, continue com a gente e conheça dicas para conseguir um fiador. Boa leitura!

Conheça as exigências para conseguir um fiador

Antes de começar a sua jornada à procura de um fiador, é importante entender as exigências do processo. Não há uma cartilha para isso; cada empresa ou instituição pode definir os seus critérios. No entanto, em termos de documentação, os pedidos mais comuns são:

  • declaração de imposto de renda;
  • comprovante de residência;
  • comprovante de renda.

Entenda os riscos envolvidos

Tão importante quanto conhecer as exigências é analisar as preocupações envolvidas. Afinal, toda e qualquer movimentação financeira apresenta algum tipo de risco.

Por exemplo, caso o solicitante não cumpra com as suas obrigações, o fiador pode até mesmo responder judicialmente. Entender todos os riscos é essencial.

Seja sempre sincero

Ao conhecer os riscos e as exigências, você conseguirá montar um roteiro de abordagem, facilitando o diálogo com outras pessoas. Seguir as nossas duas primeiras dicas é vital para explicar toda a situação com o máximo de clareza.

Seja sempre sincero. Exponha seus planos, suas ideias e sua condição financeira atual. No entanto, ao mesmo tempo em que é preciso descrever os riscos, é de suma importância passar segurança para o futuro fiador.

Omitir ou desvirtuar algum fator crítico só deixará tudo mais difícil e fará com que você perca a credibilidade.

Procure por pessoas de confiança

Neste ponto, você já concluiu que conseguir um fiador não é uma missão simples. Uma forma interessante de aumentar as suas oportunidades é conversar com pessoas próximas e de confiança, como:

  • familiares;
  • amigos;
  • sócios.

Ser fiador é uma tarefa que demanda confiança. Então, nada melhor que pessoas do seu círculo próximo para abraçar esse projeto. Você já tem todas as informações que precisa; basta repassá-las corretamente a fim de convencer algum dos candidatos.

Seja persistente

Por mais que você tenha um bom projeto e passe confiança, as chances de respostas negativas ainda são altas. A burocracia, por exemplo, pode atrapalhar a conquista de um feedback positivo.

Todavia, não desanime. Pode ser que várias tentativas resultem em insucesso, mas acredite nos seus planos e supere as dificuldades comuns nesse tipo de jornada.

O melhor caminho é sempre entender a razão da resposta negativa de modo a evitar que ela se repita da próxima vez.

Conheça outras opções além do fiador

Como um bom empreendedor, você deve ter outras alternativas além do plano principal, evitando frustrações e desânimos.

No caso de investimento em franquias, é possível optar por financiamento direto com o franqueador. Isso acontece quando a marca conta com programas de incentivo e facilitação de pagamento de fatores obrigatórios, tais como:

  • obtenção de equipamentos;
  • treinamento;
  • montagem.

Nesse cenário, o próprio franqueado se torna o fiador, ficando responsável por arcar com os dividendos do acordo. A grande vantagem aqui é a não necessidade da participação de terceiros, excluindo todo o trabalho de encontrar alguém interessado em apoiar o seu projeto.

Além disso, muitas franquias contam com empréstimos e financiamentos pré-aprovados com instituições financeiras. Assim, o futuro franqueado consegue o seu aporte sem precisar passar por tantas burocracias.

Essas foram algumas dicas essenciais para você conseguir um fiador para o seu negócio. Hoje, é possível encontrar pessoas que se apresentam como “fiadores profissionais”, exigindo inúmeras garantias para apoiar um projeto. O recomendável é que você fuja desses representantes e siga os passos apresentados ao longo deste post. E não se esqueça: antes de fechar qualquer acordo, observe sempre a reputação da empresa no mercado.

Gostou das dicas para conseguir um fiador? Que tal saber como avaliar uma marca para investir?

Lívia Cravo

Gerente de Marketing do Grupo Alento, franqueadora detentora das marcas Billy The Grill, Vizinhando e Naa! Sushi Bar.

Facebook Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *