Descubra como escolher a franquia certa para você!

Descubra como escolher a franquia certa para você!

4 de setembro de 2017

Escolher a franquia certa é uma das decisões mais difíceis para quem deseja empreender e se tornar um franqueado. São muitos segmentos de mercado para escolher e muitas ofertas disponíveis.

É exatamente por essa quantidade de possibilidades que devemos ter muito cuidado na hora de escolher a franquia certa. Quando a escolha é realizada da maneira correta, as possibilidades de sucesso aumentam consideravelmente.

Mas afinal, o que é preciso fazer para escolher a franquia certa? O que o futuro franqueado deve levar em consideração? É exatamente isso que vamos refletir nesse artigo!

Para escolher a franquia certa, descubra qual é o seu perfil

Antes de escolher a sua franquia, você deve primeiramente se conhecer. Tente descobrir quais são os seus objetivos, o que você deseja ao abrir a sua franquiaTente perceber também como é o seu perfil empreendedor. Você será capaz de se dedicar totalmente a esse empreendimento? Irá trabalhar por diversas horas seguidas para que tudo funcione?

Além disso, quais são os seus interesses? Com o que você realmente se importa? Que tipo de franquia irá te instigar a realmente lutar por ela? É preciso levar em consideração esses questionamentos antes de tomar a decisão final sobre a sua franquia.

Encontre um produto que seja do seu interesse

Quem trabalha com algo que realmente gosta e se interessa, tem mais possibilidades de se dedicar ao trabalho. Por isso, é preciso escolher um produto que realmente seja do seu interesse.

É claro que os benefícios financeiros são importantes, mas tão importantes quanto eles é trabalhar com algo que seja importante para você.

Por isso, pesquise sobre as empresas e descubra o que realmente faz sentido para você. Dessa forma, o processo de empreender se tornará menos difícil e fará muito mais sentido.

Veja o que se encaixa na sua situação financeira

Para se tornar um franqueado é preciso estar financeiramente preparado para isso. Portanto, pesquise e estude sobre a quantidade de dinheiro que você precisa investir (deixando sempre um pouco sobrando, para os imprevistos).

Além de encontrar uma franquia que se encaixe nos seus interesses, ela precisa também se encaixar na sua realidade financeira. Por isso é muito importante pesquisar e entrar em contato com as empresas, para não ter nenhuma dúvida e poder se planejar adequadamente.

Perceba as necessidades da sua região para escolher a franquia certa

Se você for investir em um produto que já está em abundância na sua região, você irá apenas fazer concorrência com os outros e não irá agregar nada de diferente. Por isso é interessante investir em uma franquia que esteja em falta na sua região e que tenha uma demanda interessante.

Tente realizar uma avaliação a respeito da sua região e perceba o que está faltando por aí e, principalmente, o que a população mais sente necessidade. Dessa forma será mais fácil encontrar uma franquia que faça a diferença na sua localidade.

Converse com outros franqueados

É muito interessante conversar com pessoas que já possuam experiências em relação às franquias para ter uma noção de como tudo funciona. Converse com pessoas experientes no assunto, tanto aquelas que obtiveram sucesso, como aquelas que fracassaram. Assim você irá perceber um pouco dos dois lados.

Tente aprender com o erro dos outros (para evitar cometê-los), aumentando a sua possibilidade de fazer a escolha certa.

Faça um bom planejamento estratégico

Evite investir por impulso ou investir em um negócio que você tenha pouco conhecimento. Por isso, analise bem o mercado e perceba todas as suas possibilidades, realizando um bom planejamento para então tomar a sua decisão.

Tente se planejar com antecedência sobre como será o plano de negócio, o que você deve fazer para divulgar adequadamente seu novo empreendimento, quais são seus gastos mensais fixos, como é o contrato com a empresa e quais poderão ser seus lucros.

Tente sempre estar preparado para possíveis problemas, não dando margem para erros.

Quando você escolher a franquia correta, que se encaixe nas necessidades da sua região e você se identifique com o produto e modelo de negócio, você terá muito mais chances de fazer seu negócio prosperar.

João Gabriel Ribeiro

João Gabriel Ribeiro

Analista de Marketing Digital do Grupo Alento, franqueadora detentora das marcas Billy The Grill, Vizinhando e Naa! Sushi Bar.

Facebook Comentários

Deixe uma resposta