Como ganhar dinheiro com franquias?

Como ganhar dinheiro com franquias?

17 de julho de 2019

Como ganhar dinheiro com franquias? Sem dúvidas, ao pesquisarem sobre o sucesso do franchising no Brasil, muitos empreendedores se fazem esse tipo de pergunta. Uma dúvida normal, pois todo empresário quer obter bons retornos nos seus negócios.

Porém, como qualquer outro investimento, o franchising exige conhecimento, habilidade, dedicação e até sacrifícios. Então, é importante entender as exigências do setor antes de iniciar uma jornada.

Para você que deseja saber como ganhar dinheiro com franquias, preparamos este miniguia com informações essenciais sobre o tema. Boa leitura!

Afinal, como ganhar dinheiro com franquias?

Antes de pensar em ganhar em dinheiro, é importante saber o quanto você tem que investir. O franchising é um negócio e, como tal, demanda um aporte financeiro por parte do empreendedor.

Saiba quais são os principais gastos que você terá como um franqueado inicialmente:

Tempo de retorno

Toda franquia demanda um período de funcionamento antes de o investidor começar a colher os lucros do negócio. É preciso saber qual é o tempo médio e garantir recursos próprios até que a operação atinja o ponto de equilíbrio.

Taxa de franquia

A taxa de franquia é o encargo que todo franqueado precisa dispor para que a matriz tenha condições de oferecer suporte de qualidade em alguns estágios, principalmente os iniciais, tais como:

  • ajuda na escolha do ponto comercial;
  • suporte na implantação da unidade;
  • treinamento.

Ponto comercial

Ainda que a marca principal auxilie na busca por um ponto ideal, o investimento no aluguel do local tende a ser de responsabilidade do empreendedor. Shoppings e centros comerciais, por exemplo, solicitam adiantamento do pagamento para garantir a locação.

Implantação da estrutura

Este também é um ponto no qual a matriz oferece um suporte, principalmente para facilitar a padronização do local. Porém, os maiores gastos ainda ficam por conta do franqueado. É preciso contar com um bom aporte financeiro para:

  • instalação de softwares;
  • compra da mobília;
  • reforma de áreas.

Primeiro estoque da loja

A compra do primeiro estoque precisa ser alta, a fim de cobrir toda demanda de venda da loja e eliminar ou reduzir a necessidade de novos itens por alguns meses. Essa estratégia é essencial para garantir um capital de giro saudável.

Royalties e fundo de propaganda

Todo franqueador deve pagar taxas pelo direito de usar a marca da empresa principal, também conhecidas como royalties, que equivalem, em média, a 5% do faturamento bruto.

Além disso, tem o fundo de propaganda, a contribuição para o marketing e outras ações da franquia.

Custos de ocupação e despesas operacionais

Os custos de ocupação são aqueles com a manutenção do local, por exemplo, aluguel, energia, água, telefone etc. O ideal é que esses gastos não ultrapassem 15% do faturamento bruto.

Já as despesas operacionais são os dividendos que você terá que gastar para manter o negócio funcionando, tais como:

  • compra de materiais;
  • folha de pagamento;
  • taxas de cartão;
  • impostos.

Como calcular o capital de giro e o qual é o ponto de equilíbrio de uma franquia?

Embora tenhamos mencionado, não explicamos o que é o capital de giro. Basicamente, trata-se do aporte financeiro da empresa para arcar com os gastos e as despesas fixas e variáveis.

Para calculá-lo, é necessário saber quais são os passivos e ativos circulantes do seu negócio.

  • passivos circulantes: despesas e custos fixos, programados ou previsíveis. Aqui, entram salários dos trabalhadores, contas de energia, fornecedores etc.
  • ativos circulantes: recursos disponíveis ou facilmente convertidos em liquidez para o negócio. Contas a receber e aplicações financeiras são alguns exemplos.

Com esses dados em mãos, basta subtrair os passivos (PC) dos ativos (AC) e você terá o seu capital de giro (CGL). A fórmula é a seguinte:

CGL = AC – PC

Para ter uma boa noção do valor do capital de giro necessário e do tempo que a franquia precisa para atingir um ponto de equilíbrio, você deve utilizar informações financeiras apresentadas pela marca, bem como conversar com outros franqueados que passaram pela mesma experiência.

Este foi o nosso miniguia para ajudar você que se pergunta como ganhar dinheiro com franquias. Como explicado, o negócio demanda preparo financeiro e conhecimento por parte do empreendedor.

Uma última dica: para juntar mais dinheiro e iniciar a jornada com mais segurança, é interessante esperar um período maior ou conseguir um sócio ou fiador.

Para complementar, que tal entender como conseguir um fiador para o seu negócio?

João Gabriel Ribeiro

João Gabriel Ribeiro

Analista de Marketing Digital do Grupo Alento, franqueadora detentora das marcas Billy The Grill, Vizinhando e Naa! Sushi Bar.

Facebook Comentários

Deixe uma resposta