Como se tornar um multifranqueado de sucesso

Como se tornar um multifranqueado de sucesso

8 de julho de 2019

Um multifranqueado de sucesso é aquele empreendedor que consegue ter bons resultados gerenciando duas ou mais franquias. Ainda que recente no Brasil, esse tipo de investidor é comum em mercados sólidos, como os da Europa e dos Estados Unidos.

Um empresário pode ser multifranqueado abrindo outra unidade da mesma franquia, investindo em uma segunda marca ou trabalhando com franquias distintas no mesmo endereço (prática também conhecida como store in store).

Para você que deseja dar um passo adiante e enfrentar novos desafios, elaboramos este artigo com as melhores dicas para se tornar um multifranqueado de sucesso. Continue com a gente para conferir!

Afinal, como se tornar um multifranqueado de sucesso?

Gerir uma franquia já é desafiador. Agora, se você opta por comandar mais de uma marca, os cuidados e a preparação técnica precisam ser ainda maiores. A seguir, conheça alguns segredos para se tornar um multifranqueado de sucesso.

Trabalhar com segmentos complementares

Uma ótima dica para começar a sua jornada de multifranqueado de sucesso é apostar em segmentos complementares. Ou seja, áreas que trabalham em parceria, sem concorrência direta.

Por exemplo, uma marca de churrasco com outra só de sobremesas; ou uma loja de calçados com uma franquia de ternos.

Outra grande vantagem em trabalhar com segmentos complementares é a possibilidade de aproveitar membros das equipes, criando um plano de carreira consistente. Quando a segunda franquia necessitar de um profissional preparado, é possível preencher a vaga com alguém da primeira unidade, por exemplo.

Caso deseje expandir mais os horizontes, uma boa saída é optar por áreas que se equilibram nos fatores sazonais. Com isso, você cria dois planejamentos focando nos períodos de maior fluxo de cada marca.

Mudar de executor para gestor

Como você já sabe, o comando de uma franquia não é tarefa simples. Porém, gerenciar duas ou mais marcas ao mesmo tempo requer de fato uma mudança de visão e comprometimento por parte do empreendedor.

Por mais que as franqueadoras ofereçam suporte nas questões administrativas e em outros pontos do negócio, para ser um multifranqueado de sucesso você precisa evoluir de um ótimo executor de processos para um gestor preparado.

A partir desse ponto, não basta aguardar os direcionamentos da matriz: é imperativo assumir postura de administrador, criar planejamentos, elaborar estratégias etc. Claro, os padrões das franquias devem ser respeitados, mas a sua iniciativa e inteligência organizacional farão muita diferença.

Demonstrar liderança

Complementando o tópico anterior: a sua imagem como líder é fundamental para aumentar ou diminuir a confiança e motivação das equipes das marcas. Afinal, a liderança exerce uma forte influência no comportamento das pessoas e na tomada de decisões.

Sendo um multifranqueado, nem sempre será possível estar presente nas lojas. Por isso, a confiança passada para os funcionários será o alicerce para o engajamento coletivo.

Você precisa ser inteligente na hora de delegar tarefas e reconhecer aqueles que melhor desempenham o trabalho dentro das expectativas. Essas são formas de manter a organização dos negócios, mesmo com um gerenciamento à distância.

Utilizar a experiência anterior de franqueado

Alguns franqueados demonstram receio em avançar para o próximo nível por causa da nova realidade. É um sentimento compreensível, mas que acaba recebendo mais importância do que deveria.

Claro, o cenário muda bastante, como já comentamos. Porém, você deve lembrar que já tem conhecimentos como um franqueado. Por mais que as exigências sejam maiores, é possível utilizar a expertise adquirida como ponto de partida para os próximos negócios.

Qual é a importância das marcas para o sucesso do multifranqueado?

Agora você já sabe quais características precisa trabalhar para se tornar um multifranqueado de sucesso. No entanto, há outro ponto fundamental nessa jornada: a escolha das marcas.

Alguns empreendedores (multifranqueados ou não) acabam não obtendo os resultados esperados com o franchising porque apostam em marcas duvidosas ou sem a estrutura necessária dentro do segmento.

Mesmo sendo bem-sucedido na primeira franquia, é interessante seguir alguns passos para não correr riscos com a segunda. Confira algumas dicas que podem aumentar as suas chances de êxito:

  • pesquise e estude os erros mais comuns de outros multifranqueados;
  • visite a ABF EXPO e outros eventos do segmento;
  • priorize marcas com o Selo de Excelência.

Entender os benefícios e os desafios da nova empreitada é vital para você se tornar um multifranqueado de sucesso. Busque conhecimento e escolha marcas que ofereçam o suporte ideal para o crescimento dos seus projetos.

O Portal do Franchising, mantido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), oferece uma série de opções excelentes em investimentos. Conheça o perfil de franqueado da nossa franquia, que foi considerada uma das melhores do segmento de alimentação do Brasil em 2017!

João Gabriel Ribeiro

João Gabriel Ribeiro

Analista de Marketing Digital do Grupo Alento, franqueadora detentora das marcas Billy The Grill, Vizinhando e Naa! Sushi Bar.

Facebook Comentários

Deixe uma resposta