4 dicas para ter um portfólio variado de franquia

4 dicas para ter um portfólio variado de franquia

11 de fevereiro de 2020

A franquia já é considerada por muitos especialistas como um dos modelos de negócio mais seguros do mercado atual. E isso não é à toa, tendo em vista todo o suporte que o investidor recebe quando se torna franqueado de uma marca com alto padrão de gestão. No entanto, o que é bom sempre pode melhorar. Embora o empreendedor do franchising tenha grandes chances de sucesso com o investimento em uma marca, há sempre o risco de sazonalidades e oscilações no mercado. E para superar essas adversidades, nada melhor do que investir em um portfólio variado.

Quer saber como expandir as possibilidades da sua franquia com inteligência e segurança? Então, continue a leitura e confira algumas dicas que reunimos para você!

1. Analise o nível de aceitação do público da sua franquia atual

Antes de expandir o seu leque de possibilidades, é imprescindível conhecer o perfil do público da sua primeira franquia. Lógico, você já sabe que ele se interessa pelos produtos ou serviços oferecidos atualmente. Mas será que está disposto a comprar itens de outro segmento?

Aqui, a análise de perfil passa pela avaliação da disponibilidade ou do desejo do seu público atual em adquirir produtos e serviços diversos.

Caso o resultado seja positivo, você já começa a expansão de portfólio com mais tranquilidade e maiores chances de sucesso. Todavia, no caso de um feedback negativo, é importante entender as razões desse resultado e estudar ações para a reversão do quadro.

2. Avalie os números de oferta e procura para novos produtos na sua região

Uma receptividade fria do público da sua primeira franquia não precisa ser o fim dos seus planos. Será necessário um trabalho ainda mais intenso para futuras conversões, claro, mas você deve avaliar a demanda por novos produtos e serviços na sua região de atuação.

Assim, é possível entender se há um público considerável para corresponder à abertura do portfólio. E não só isso: com o estudo de oferta e procura, você saberá exatamente o que os clientes da sua região necessitam e quais itens eles estão dispostos a comprar.

É o tipo de pesquisa que traz maior respaldo para a sua iniciativa, além de evitar que você fique “preso” aos consumidores atuais.

3. Planeje-se de forma antecipada

Uma abertura de portfólio traz maior segurança para você em questões como sazonalidades e oscilações do mercado. No entanto, também demandará mais investimento de tempo e capital da sua parte.

Gerenciar uma franquia já exige dedicação e organização. Ao trabalhar com novos segmentos, você tende a dobrar o desafio.

Para não correr riscos nesse sentido, faça um planejamento sobre a nova estratégia. Trabalhe com previsões e avaliações de possíveis cenários a cada inclusão de marca ou de produto ou serviço no seu portfólio atual.

Esse planejamento é imperativo, pois além de evitar surpresas indesejáveis com as novas marcas, você também assegura que a primeira franquia continue recebendo a atenção e o aporte necessários para se manter competitiva no mercado.

4. Trabalhe com marcas confiáveis e com bom histórico

Diferentemente de qualquer outro modelo de negócio, o sucesso de uma franquia depende da parceria entre o franqueado e a franqueadora. Sem a dedicação do primeiro e o suporte administrativo da segunda, dificilmente o negócio é bem-sucedido.

Por esse motivo, ao planejar uma expansão de portfólio, pesquise por marcas que tenham know-how e experiência no ramo de atuação. A boa notícia é que, muitas vezes, nem é preciso ir longe para conseguir isso.

Atualmente, muitos grupos trabalham com um número grande de marcas de franquia. Ou seja, você pode iniciar em um segmento e depois investir em outro mercado do mesmo grupo. Afinal, se o trabalho inicial se mostra atrativo, vale a pena utilizar a mesma estrutura para abrir o seu leque de possibilidades.

Enfim, garantir estabilidade comercial mesmo diante de sazonalidades e oscilações do mercado é possível. Há uma grande quantidade de segmentos a ser explorada no mundo do franchising e você pode fazer isso conciliando com a sua franquia atual.

Além de questões como segurança e aumento das vendas, uma expansão de portfólio é interessante para o seu crescimento como empreendedor. Mas, como mencionamos, é preciso priorizar marcas que ofereçam o suporte necessário para a sua gestão.

O Portal do Franchising, mantido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), oferece uma série de opções excelentes em investimentos. Conheça o perfil de franqueado da Billy The Grill, considerada uma das melhores franquias de alimentação do Brasil em 2017!

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