Em alta: aumente os ganhos de sua franquia com uma operação delivery!

Em alta: aumente os ganhos de sua franquia com uma operação delivery!

11 de dezembro de 2018

O mercado de operação delivery no Brasil faturou recentemente mais de 10 bilhões reais. Esse número não é à toa: graças à popularização dos smartphones e de aplicativos como iFood (que concentra 60% dos pedidos), os clientes brasileiros abraçaram de vez o serviço.

No mundo das franquias, também temos exemplos de sucesso, como o Billy The Grill, que impulsionou o seu faturamento após investir no aperfeiçoamento da operação delivery — mostrando o quanto o serviço pode fazer diferença no fortalecimento de uma marca.

Entendendo a importância dessa estratégia para as franquias alimentícias, neste artigo, apresentaremos dicas práticas e inteligentes para você otimizar de vez a sua operação delivery. Continue lendo e confira!

Treine todos os envolvidos na operação delivery

Os funcionários da franquia são os principais representantes da sua marca. A interação deles com os clientes pode até mesmo determinar o futuro do negócio. Por isso, é imperativo garantir que todos estejam aptos a oferecer o melhor serviço.

Além disso, franqueados e gestores também precisam conhecer a empresa de forma eficiente, seguindo o mesmo padrão de qualidade em todos os pontos da franquia.

Para garantir uma homogeneização de excelência, é necessário investir em sessões de treinamento e capacitação. Assim, além de aprimorar o conhecimento de todos sobre os produtos, serviços e modelo de gestão, você demonstra profissionalismo e preocupação com o desenvolvimento dos colaboradores.

Trabalhe na apresentação do cardápio

Apesar de ser algo figurativo, a expressão “comer com os olhos” pode ser adotada pelos donos de franquias como uma meta a ser alcançada. Afinal, fazer o cliente desejar seus produtos antes mesmo de experimentar, atiçando a imaginação e curiosidade, é um grande passo para o sucesso.

Ao trabalhar o cardápio da operação delivery, você pode alcançar esse cenário. Uma ótima dica é parar de utilizar fotos de banco de imagens e aplicar fotografias reais dos pratos, destacando os detalhes e a boa qualidade dos alimentos.

Além disso, é necessário organizar a apresentação, separando as opções por categorias, por exemplo:

  • pratos exclusivos;
  • promoções;
  • mais pedidos;
  • bebidas;
  • bebidas exclusivas.

Adote o uso de aplicativos

A tecnologia está definitivamente inserida na sociedade. Hoje, existem serviços essenciais que já não funcionam corretamente sem o apoio tecnológico. Entre os dispositivos mais utilizados, está o smartphone.

Atualmente, no Brasil, já são mais de 300 milhões de aparelhos ativos em circulação. Aproveitar essa realidade para impulsionar a sua marca é vital para alcançar bons resultados com a operação delivery.

Não demonstre nenhum tipo de hesitação ou receio. Desenvolva apps próprios ou inclua a marca da sua franquia nos aplicativos mais conhecidos do setor. Impulsione o alcance das suas promoções e estratégias de marketing e atraia um número maior de clientes para conhecer os produtos.

Certifique-se da qualidade dos pratos antes da entrega

Um pedido errado ou de má qualidade pode gerar muito mais do que um simples cancelamento ou devolução. Com a força das redes sociais, uma situação negativa pode representar um grande prejuízo financeiro e de reputação.

Por isso, antes da saída de cada pedido, é fundamental a aplicação de uma checagem criteriosa. Logicamente, a sua franquia deve estabelecer um padrão de qualidade a ser seguido, necessitando apenas que os critérios sejam averiguados a cada nova solicitação.

Em uma operação delivery, esse tipo de acompanhamento é muito importante, já que, após deixar o restaurante, somente o cliente deverá ter acesso ao prato. Não vale a pena correr riscos. Oferecer uma ótima experiência para o consumidor é essencial.

Estabeleça de forma inteligente um perímetro para entrega

Outro fator crucial para uma operação delivery, mas que é bastante negligenciado pelas empresas, é o tempo de entrega. O conceito do delivery é calcado na possibilidade do cliente receber o seu produto em casa dentro de um período aceitável.

A maior parte das falhas nesse sentido acontece porque as marcas não definem corretamente (quando o fazem) um perímetro para entrega. Muitas vezes (e infelizmente): “o céu é o limite”.

Embora seja interessante atrair clientes de várias partes da cidade, a sua franquia só será bem-sucedida se conseguir realizar as entregas dentro dos prazos. Para definir a área de entrega, você deve considerar questões como:

  • número de entregadores à disposição;
  • tempo médio para entrega em cada localidade;
  • situação do tráfego nos horários de funcionamento do delivery;
  • demanda por localidade.

Tenha um pós-venda eficiente

O delivery é um serviço da sua marca para o cliente. Ou seja, o trabalho não deve terminar quando o produto é entregue. Por mais que você tenha certeza de ter enviado o pedido dentro dos padrões de qualidade, é importante se certificar sobre a experiência do cliente.

Desenvolva um trabalho de gerenciamento do usuário, monitore as redes sociais para acompanhar eventuais reclamações, sugestões e elogios, e, acima de tudo, implemente uma cultura preventiva, evitando que qualquer problema chegue ao cliente.

Enfim, os números e exemplos só reforçam o quanto trabalhar com uma operação delivery é essencial para o crescimento de uma franquia. Além de trazer maior estabilidade para o negócio, uma boa execução do serviço adiciona uma vantagem competitiva à marca. Então, analise as informações apresentadas e otimize agora mesmo a sua operação delivery.

O Portal do Franchising, mantido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), oferece uma série de opções excelentes em investimentos. Conheça o perfil de franqueado do Billy The Grill, considerada uma das melhores franquias de alimentação do Brasil em 2017!

João Gabriel Ribeiro

João Gabriel Ribeiro

Analista de Marketing Digital do Grupo Alento, franqueadora detentora das marcas Billy The Grill, Vizinhando e Naa! Sushi Bar.

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