Em alta: aumente os ganhos de sua franquia com uma operação delivery!

Em alta: aumente os ganhos de sua franquia com uma operação delivery!

11 de dezembro de 2018

O mercado de operação delivery no Brasil faturou recentemente mais de 10 bilhões reais. Esse número não é à toa: graças à popularização dos smartphones e de aplicativos como iFood (que concentra 60% dos pedidos), os clientes brasileiros abraçaram de vez o serviço.

No mundo das franquias, também temos exemplos de sucesso, como o Billy The Grill, que impulsionou o seu faturamento após investir no aperfeiçoamento da operação delivery — mostrando o quanto o serviço pode fazer diferença no fortalecimento de uma marca.

Entendendo a importância dessa estratégia para as franquias alimentícias, neste artigo, apresentaremos dicas práticas e inteligentes para você otimizar de vez a sua operação delivery. Continue lendo e confira!

Treine todos os envolvidos na operação delivery

Os funcionários da franquia são os principais representantes da sua marca. A interação deles com os clientes pode até mesmo determinar o futuro do negócio. Por isso, é imperativo garantir que todos estejam aptos a oferecer o melhor serviço.

Além disso, franqueados e gestores também precisam conhecer a empresa de forma eficiente, seguindo o mesmo padrão de qualidade em todos os pontos da franquia.

Para garantir uma homogeneização de excelência, é necessário investir em sessões de treinamento e capacitação. Assim, além de aprimorar o conhecimento de todos sobre os produtos, serviços e modelo de gestão, você demonstra profissionalismo e preocupação com o desenvolvimento dos colaboradores.

Trabalhe na apresentação do cardápio

Apesar de ser algo figurativo, a expressão “comer com os olhos” pode ser adotada pelos donos de franquias como uma meta a ser alcançada. Afinal, fazer o cliente desejar seus produtos antes mesmo de experimentar, atiçando a imaginação e curiosidade, é um grande passo para o sucesso.

Ao trabalhar o cardápio da operação delivery, você pode alcançar esse cenário. Uma ótima dica é parar de utilizar fotos de banco de imagens e aplicar fotografias reais dos pratos, destacando os detalhes e a boa qualidade dos alimentos.

Além disso, é necessário organizar a apresentação, separando as opções por categorias, por exemplo:

  • pratos exclusivos;
  • promoções;
  • mais pedidos;
  • bebidas;
  • bebidas exclusivas.

Adote o uso de aplicativos

A tecnologia está definitivamente inserida na sociedade. Hoje, existem serviços essenciais que já não funcionam corretamente sem o apoio tecnológico. Entre os dispositivos mais utilizados, está o smartphone.

Atualmente, no Brasil, já são mais de 300 milhões de aparelhos ativos em circulação. Aproveitar essa realidade para impulsionar a sua marca é vital para alcançar bons resultados com a operação delivery.

Não demonstre nenhum tipo de hesitação ou receio. Desenvolva apps próprios ou inclua a marca da sua franquia nos aplicativos mais conhecidos do setor. Impulsione o alcance das suas promoções e estratégias de marketing e atraia um número maior de clientes para conhecer os produtos.

Certifique-se da qualidade dos pratos antes da entrega

Um pedido errado ou de má qualidade pode gerar muito mais do que um simples cancelamento ou devolução. Com a força das redes sociais, uma situação negativa pode representar um grande prejuízo financeiro e de reputação.

Por isso, antes da saída de cada pedido, é fundamental a aplicação de uma checagem criteriosa. Logicamente, a sua franquia deve estabelecer um padrão de qualidade a ser seguido, necessitando apenas que os critérios sejam averiguados a cada nova solicitação.

Em uma operação delivery, esse tipo de acompanhamento é muito importante, já que, após deixar o restaurante, somente o cliente deverá ter acesso ao prato. Não vale a pena correr riscos. Oferecer uma ótima experiência para o consumidor é essencial.

Estabeleça de forma inteligente um perímetro para entrega

Outro fator crucial para uma operação delivery, mas que é bastante negligenciado pelas empresas, é o tempo de entrega. O conceito do delivery é calcado na possibilidade do cliente receber o seu produto em casa dentro de um período aceitável.

A maior parte das falhas nesse sentido acontece porque as marcas não definem corretamente (quando o fazem) um perímetro para entrega. Muitas vezes (e infelizmente): “o céu é o limite”.

Embora seja interessante atrair clientes de várias partes da cidade, a sua franquia só será bem-sucedida se conseguir realizar as entregas dentro dos prazos. Para definir a área de entrega, você deve considerar questões como:

  • número de entregadores à disposição;
  • tempo médio para entrega em cada localidade;
  • situação do tráfego nos horários de funcionamento do delivery;
  • demanda por localidade.

Tenha um pós-venda eficiente

O delivery é um serviço da sua marca para o cliente. Ou seja, o trabalho não deve terminar quando o produto é entregue. Por mais que você tenha certeza de ter enviado o pedido dentro dos padrões de qualidade, é importante se certificar sobre a experiência do cliente.

Desenvolva um trabalho de gerenciamento do usuário, monitore as redes sociais para acompanhar eventuais reclamações, sugestões e elogios, e, acima de tudo, implemente uma cultura preventiva, evitando que qualquer problema chegue ao cliente.

Enfim, os números e exemplos só reforçam o quanto trabalhar com uma operação delivery é essencial para o crescimento de uma franquia. Além de trazer maior estabilidade para o negócio, uma boa execução do serviço adiciona uma vantagem competitiva à marca. Então, analise as informações apresentadas e otimize agora mesmo a sua operação delivery.

O Portal do Franchising, mantido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), oferece uma série de opções excelentes em investimentos. Conheça o perfil de franqueado do Billy The Grill, considerada uma das melhores franquias de alimentação do Brasil em 2017!

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