Como o empreendedorismo digital vai salvar você

Como o empreendedorismo digital vai salvar você

28 de abril de 2020

Na última quinta-feira, 23, em nossa série de lives com empreendedores, recebi Gustavo Mota, CEO da We Do Logos, para um bate-papo sobre empreendedorismo digital. Há 10 anos no mercado, a We Do Logos é a maior plataforma de design da América Latina e já atendeu mais de 60 mil pessoas. Criada no meio digital e para o meio digital, passou por diversas transformações e atualizações. Disponibilizando cerca de 130 mil designers freelancers na plataforma, a empresa oferece soluções criativas aos seus clientes. Conversamos sobre como empresas mais tradicionais podem aprender com esses novos modelos de negócio.

O mundo digital

Enquanto algumas empresas foram criadas para o meio digital, outras ainda estão tentando se habituar à realidade tecnológica. Especialmente nesse momento de isolamento social, o empreendedorismo digital é uma questão de sobrevivência. Agora todos buscam uma forma de se comunicar com os clientes, oferecendo seus produtos e serviços, entendendo qual é o seu lugar no mundo digital.

Gustavo entendeu isso há mais tempo e saiu na frente. Aos 17 anos, quando ainda estagiava em uma empresa do ramo de tecnologia, decidiu empreender fazendo o que sabia: produzindo sites. Formou-se em Design Gráfico, estudou Marketing e passou a observar o que as pessoas estavam precisando. Foi quando criou a We Do Logos, procurando facilitar a comunicação entre designers, desenvolvedores e micro e pequenos empresários que desejam criar a sua marca. Nestes 10 anos de história, estudou incansavelmente e viveu na prática o mundo digital. Hoje, além de gerenciar a empresa, presta consultoria para empreendedores.

Ainda que entenda e saiba como contornar as dificuldades da rotina como empreendedor, crises como a que estamos vivendo hoje trazem dúvidas e novos desafios. O seu conselho é prático: movimente-se! As decisões precisam ser rápidas e pragmáticas. O caixa deve ser analisado diariamente e não há como perder tempo. O momento é de ser criativo, definindo quais serão os próximos passos e imediatamente colocando-os em prática. Os novos projetos estão prontos para saírem das gavetas.

Hora da mudança

Afinal, como as empresas mais tradicionais podem mudar o seu mindset para o digital? Segundo Gustavo, é necessário entender que o empreendedorismo digital não é sinônimo de ter um e-commerce. Ter um mindset digital é fazer sua marca estar presente nos canais digitais que fazem sentido para sua marca e, mais do que isso, para o seu cliente.

Não é necessário, portanto, procurar novos clientes. Os clientes são os mesmos, mas a sua marca precisa utilizar a tecnologia para fortalecer as conexões e compor a criação de estratégias. Há empresas que lucram com vendas realizadas pelo WhatsApp e até por e-mail. É a maior prova de que é possível tornar a sua marca digital sem mudar a estrutura do seu negócio.

Falamos também sobre outras práticas que estão sendo vistas com outros olhos após este período de quarentena. O home office é um exemplo muito citado em nossas lives, o que evidencia que ele está presente em diversas áreas e que tem surpreendido positivamente as equipes. Reuniões presenciais serão menos comuns, dando lugar às calls. O delivery e o take-away serão cada vez mais utilizados. Estamos vivendo uma nova era, e as empresas precisam acompanhar se não quiserem ficar para trás. O empreendedorismo digital pode ser aplicado em todas as áreas do negócio.

Gustavo teve sua maior crise em 2018. E, de certa forma, esse momento o preparou para o cenário atual. Quando a pandemia começou, rapidamente adaptou alguns de seus produtos para o cenário atual e viu suas vendas alavancarem. Além da We Do Logos, Gustavo atua como mentor e mantém o projeto M8X ativo, com dicas para empreendedores e mentorias individuais e coletivas. No início da pandemia, Gustavo ofereceu mentorias de 20 minutos gratuitas para empresários. A cultura de give back é forte no empreendedor e no site do M8X você pode se inscrever para receber dicas e insights.

Aqui no blog recentemente falamos sobre o perfil dos empreendedores digitais e as vantagens que trazem uma nação emprendedora. Você confere esse conteúdo aqui.

Forte abraço e até a próxima.

Computer photo created by tirachardz – www.freepik.com

Luiz Felipe Costa

Luiz Felipe Costa

Luiz Felipe Costa é CEO do Grupo Alento, detentor das marcas Billy The Grill, Vizinhando e Naa! Sushi Bar, e também vice-presidente da ABF-Rio. Pretende ainda lançar novas marcas em 2020.

Facebook Comentários