Excesso de reuniões: como afeta as equipes?

Excesso de reuniões: como afeta as equipes?

29 de agosto de 2019

O excesso de reuniões é um problema comum em muitas empresas. Reunião para lançamento de projetos, para formação de equipes, para definição de metas… Uma prática que se repete a exaustão.

Embora esses encontros sejam necessários, tirar os colaboradores da linha produtiva constantemente pode resultar em consequências negativas. Com isso, além das dificuldades diárias, você passa a ter que resolver problemas secundários.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue com a gente e conheça alguns problemas que o excesso de reuniões pode trazer para seu negócio, além de conferir dicas para ser bem-sucedido na estratégia.

Boa leitura!

Quais problemas podem surgir com o excesso de reuniões?

Uma estratégia mal planejada ou aplicada sem necessidade tende a apresentar resultados negativos. Assim também acontece com a reunião, que pode trazer males inesperados quando repetida desnecessariamente. Confira alguns problemas.

Diminuição da produtividade

O pior cenário para uma empresa é um colaborador reclamar que não consegue trabalhar por causa do excesso de reuniões. É uma situação preocupante, pois se trata de um problema gerado pela gestão.

Ao tirar os funcionários da rotina de trabalho, a empresa impede que eles dediquem todo o tempo à execução de suas atividades. Com reuniões constantes, a queda pode ser grande o suficiente para refletir nos lucros do negócio.

Confusão sobre as prioridades do negócio

Reuniões servem para definir metas da empresa — o que realmente é necessário. Porém, a repetição dos encontros em um curto espaço de tempo pode trazer dúvidas para os funcionários sobre as prioridades do negócio.

Não precisa nem mesmo ser algo abrangente. Se uma mesma equipe participa de diversas assembleias, abrem-se precedentes para interpretações sobre os objetivos. E basta um pequeno grupo inseguro para colocar todo o projeto em risco.

Enfraquecimento da imagem do líder

Ao trabalhar com excesso de reuniões, o gestor passa a sensação de insegurança para os seus liderados. Além de cansá-los, isso pode fazer com que haja um descontentamento com a gestão e uma queda motivacional.

Como acertar na realização de reuniões?

O excesso de reuniões de fato atrapalha o desempenho de uma empresa. Porém, não significa que os encontros não sejam necessários. A discussão e a apresentação de ideias, bem como o realinhamento de objetivos, são fatores essenciais em qualquer negócio.

Com um planejamento inteligente, considerando o perfil da sua empresa, a realização de reuniões é uma prática que pode trazer ótimos resultados. Conheça algumas dicas para acertar na estratégia.

Planeje-se

Um bom planejamento é o segredo do sucesso de qualquer estratégia corporativa. Ao planejar as reuniões com antecedência, você consegue preparar um roteiro que contemple todos os pontos a serem a abordados. Com isso, o encontro tende a ser mais eficiente, diminuindo a necessidade da realização de outros em pouco tempo.

Trabalhe com feedback bilateral

Falar por horas sobre vários assuntos e não abrir espaço para a troca de opiniões é a receita para uma reunião maçante e de pouco resultado.

Esse tipo de convenção é a oportunidade para que todos apresentem ideias e discutam sobre os pontos fortes e fracos de cada equipe. Mesmo as críticas, principalmente as construtivas, são válidas para o aperfeiçoamento do trabalho.

Permita que os colaboradores tirem dúvidas sobre metas, objetivos e estratégias da empresa. Por fim, apresente feedbacks individuais e coletivos e incentive que todos façam o mesmo. Repita, se necessário.

Evite discursos vazios

Muitas vezes, o excesso de reuniões acontece porque o gestor repete discursos vazios e desconexos durante os encontros. Com isso, há necessidade de uma nova convocação apenas para explicações.

Não faça promessas e jamais afirme algo que não tenha certeza. Pautas que fogem do cotidiano da empresa não acrescentam em nada e só servem para comprometer os objetivos do encontro.

Seja você um franqueador, franqueado ou empreendedor de outro setor, trabalhar com excesso de reuniões é, de certa forma, desconhecer a sua equipe de profissionais. Não dificulte o crescimento da sua marca. Aja como um gestor presente e utilize a estratégia para realmente somar ao negócio, pois essa é uma ferramenta de unificação e qualificação dos seus liderados.

Gostou do artigo? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe a sua opinião nos comentários.

Facebook Comentários