Financiamento para franquias: veja como conseguir dinheiro

Financiamento para franquias: veja como conseguir dinheiro

20 de setembro de 2018

Muitos empresários preferem adquirir uma franquia a abrir um negócio convencional. No entanto, ainda que esse modelo de empreendimento apresente inúmeros benefícios, a necessidade de um bom capital para se adequar a todas as obrigações financeiras também se faz presente. É nesse momento que buscar um financiamento para franquias se torna interessante para esses investidores.

De fato, vantagens como suporte operacional, de marketing e de treinamento, além de todo o know-how da marca principal, fazem do franchising um modelo de negócio único e bastante atraente. Todavia, antes de dar o primeiro passo, é essencial pesquisar sobre os custos envolvidos.

No geral, as franquias demandam gastos como: taxas da franqueadora, cessão de direitos de uso (CDU) ou luvas, capital de giro e custos de montagem. Por isso, se o seu capital não cobre essas despesas, é preciso buscar alternativas para suprir as carências e manter o negócio estabilizado.

Se você está querendo adquirir, mas não tem o capital suficiente, continue a leitura e descubra onde conseguir um financiamento para franquias. Boa leitura!

Financiamento para franquias direto com a matriz

Optar por um financiamento diretamente com o franqueador é a maneira mais segura de obter o capital necessário. Isso acontece quando a empresa matriz conta com um programa de facilitação de pagamento das taxas obrigatórias e de apoio total à montagem do negócio.

Porém, é importante ficar atento, pois trata-se de um compromisso financeiro que o franqueado terá que quitar por meio de juros nas parcelas mensais. Entretanto, como não envolve a participação de terceiros, essa é com certeza a opção mais favorável para os franqueados.

Fora a negociação direta, algumas franqueadoras contam com créditos pré-aprovados em instituições financeiras. Ou seja, ao ser um parceiro da marca, o empreendedor possui mais chances de obter um financiamento.

Confira, a seguir, algumas instituições que possuem planos de financiamento para franquias.

Bradesco

Um dos principais bancos do país, o Bradesco oferece soluções e facilidades para empresários que desejam investir em franquias. Para isso, a instituição disponibiliza a mesa de franquias, um canal exclusivo para os empreendedores do setor.

Os planos de crédito do Bradesco atendem por duas frentes:

  1. Bradesco Recursos Livres;
  2. Bradesco Fampe (Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas).

Bradesco Recursos livres

  • Prazo: 60 meses.
  • Valor: contempla até 90% do valor projeto completo.
  • Carência: até 12 meses.
  • Taxa: de acordo com a garantia apresentada e a marca franqueada.

Bradesco Fampe

  • Prazo: 60 meses.
  • Valor: até 90% do projeto, baseando-se no limite teto do Sebrae.
  • Carência: até 12 meses.
  • Taxa: de 1,39% e com garantia de investimentos.

Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal, como banco público, também disponibiliza duas linhas de financiamentos para empreendedores do nicho de franquias:

  1. Proger (Programa de Geração de Emprego e Renda);
  2. BNDES Automático.

Em ambos os casos, o candidato precisa apresentar um concreto Plano de Negócios desenvolvido em parceira com o franqueador.

BNDES Automático

  • Prazo: até 240 meses.
  • Taxa: Juros BNDES a ser divulgado + 0,1% TIF + TJLP.
  • Carência: máximo 06 meses.
  • Valor: teto de 20 milhões.

Proger

  • Prazo: até 240 meses.
  • Taxa: Juros BNDES a ser divulgado + 0,1 % TIF + TJLP.
  • Carência: máximo 6 meses.
  • Valor: teto de 20 milhões.

Fora essas duas linhas de crédito, a Caixa Econômica possui outros programas de incentivo e facilidades para franqueados e franqueadores ativos com faturamentos mensais e que desejam otimizar suas operações.

Banco do Nordeste

A instituição financeira exclusiva da maior região do país já conta com um grande histórico de participação no setor de franquias. Exemplo disso são as parcerias com marcas fortes, como o Boticário e com a própria Associação Brasileira de Franchising (ABF).

O Banco do Nordeste trabalha com um crédito rotativo com validade máxima de 5 anos, independentemente do tamanho do negócio, desde microfranquias até grandes empresas. Porém, esse recurso é mais voltado para a obtenção de equipamentos, máquinas e insumos, em um prazo máximo de 72 meses.

Já o programa de financiamento para franquias liberado pelo Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) permite que franquias e pequenas empresas apliquem os recursos para outras necessidades. Veja a tabela abaixo:

FNE Banco do Nordeste

  • Prazo: até 72 meses.
  • Taxa: 1,42% a.a +IPCA.
  • Carência: até 12 meses.
  • Valor: não informado pelo banco.

Além desses, outros bancos, como o Santander, o Banco do Brasil e a Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve SP) também trabalham com financiamento para franquias. Porém, como explicado, a maior parte dessas instituições prezam por um plano de negócios construído juntamente com os franqueadores. Essa é uma forma de garantir que o crédito seja melhor aplicado e futuramente quitado.

Antes de optar por um financiamento para franquias em uma instituição financeira, certifique-se das opções de facilidade disponibilizadas pelo seu franqueador e analise todas as ponderações apresentadas em contrato.

Gostou das informações apresentadas? Continue se aprofundando no assunto e confira como avaliar uma marca para investir!

Lívia Cravo

Lívia Cravo

Gerente de Marketing do Grupo Alento, franqueadora detentora das marcas Billy The Grill, Vizinhando e Naa! Sushi Bar.

Facebook Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *