Franquia como primeiro negócio: quais são as vantagens?

Franquia como primeiro negócio: quais são as vantagens?

2 de novembro de 2018

O setor de franquias cresce a cada ano e, sem dúvidas, é um dos sistemas de negócio mais bem-sucedidos do país. É em razão disso e de outros importantes fatores que muitos empreendedores iniciantes escolhem a franquia como primeiro negócio.

Porém, essa decisão pode envolver muito mais do que questões racionais, mostrando que o insucesso do projeto pode significar a ruína de um sonho.

Para ajudar você nessa empreitada tão importante, apresentaremos informações relevantes sobre a franquia como primeiro negócio. Continue lendo e confira!

Por que escolher a franquia como primeiro negócio?

Como mencionado, muitas vezes, o primeiro projeto é resultado de um sonho de uma longa jornada, que pode ser tanto da família quanto do empreendedor, individualmente.

Analisar além do corporativismo é importante antes de tomar alguma decisão. Afinal, não ser bem sucedido em um negócio tão esperado é bastante frustrante para qualquer pessoa.

Esse é um dos pontos em que a escolha da franquia se torna uma grande opção. Em comparação com projetos próprios em geral, o índice de fechamento de franquias é muito menor: 6% contra 23,4% de empresas próprias. Além da maior segurança, a opção de ser franqueado traz outros benefícios para um empreendedor sem experiência. Conheça quais são!

Apoio administrativo

Embora o franqueado precise fazer a sua parte e se mostrar ativo e presente no seu estabelecimento, no setor de franquias, ele pode contar com um trabalho de apoio administrativo da empresa principal.

Para um investidor que está começando no mercado, contar com um alicerce profissional na sua gestão faz toda a diferença. Se for uma marca com tempo de mercado, as chances de o franqueado passar por algum problema “inédito” são muito baixas.

Ainda assim, é importante reforçar a importância do franqueado em assumir a responsabilidade do desempenho do negócio para si, enxergando a franqueadora como um parceiro de negócios.

Respaldo da marca

Poucos empresários conseguem iniciar um primeiro negócio e obter respaldo do mercado imediatamente. Já no sistema de franquias, isso é possível em curto prazo.

Quando você escolhe o franchising como primeiro negócio, a preocupação com o crescimento e a fixação da marca não existe. Todo know-how e a força da franqueadora são transmitidos para as suas filiais, sem exceção.

Ou seja, ao abrir a sua loja, o mercado e os clientes entendem que uma marca conhecida e respaldada chegou à região.

Networking de conhecimento

Os especialistas do ramo não chamam o sistema de “rede de franquias” à toa. Ao optar por esse direcionamento, o empreendedor tem uma série de contatos a sua disposição.

Em uma franquia, o empreendedor tem a possibilidade de trocar informações valiosas com outros franqueados, extraindo conhecimentos pontuais para melhorar o seu primeiro negócio.

Afinal, ainda que algumas vezes acreditemos que somos os únicos a passar por uma situação adversa, sempre existem outros que tiveram a mesma experiência.

O que considerar antes de optar pela franquia?

Diante de vários benefícios e vantagens, muitos investidores acabam, de forma equivocada, concluindo que a escolha por uma franquia é garantia de sucesso. Isso é um grande erro.

Como qualquer outro negócio, é fundamental que o franqueado se identifique com o trabalho e se dedique ao máximo, a fim de alcançar as metas estabelecidas. Confira, abaixo, algumas pontos que você deve analisar, para entrar mais preparado no mundo das franquias.

Perfil

O primeiro e um dos principais pontos que você deve avaliar é o seu próprio perfil de empreendedor. Como explicado ao longo do post, um investidor não pode se mostrar apático quando decide ser um franqueado.

Embora exista toda uma estrutura sólida por trás, é preciso apresentar um perfil de gestor/líder para os seus colaboradores. Além disso, é interessante ter um conhecimento ou relação com o nicho escolhido, como ser um cozinheiro ou apaixonado por comidas típicas e optar por uma franquia de restaurantes.

Não é uma regra, claro. Mas quando há total falta de sintonia entre o perfil do empreendedor e a atividade preponderante da franquia, corre-se o risco de surgirem divergências ao longo do tempo.

Franquia

O sistema de franchsing é ótimo como primeiro negócio, mas nem toda marca é ideal para um empreendedor iniciante. Nem sempre a franquia disponibiliza o suporte necessário para um investidor sem experiência, por exemplo.

É uma afirmação óbvia, mas as empresas não são iguais. Por isso, antes de escolher uma franquia, é importante conhecer o histórico da marca e outras informações importantes, tais como:

  • nicho de atuação;
  • nível de suporte administrativo, de treinamento de pessoal etc;
  • experiência de mercado.

Essa pesquisa mostrará para o investidor se a marca desejada é a mais indicada de acordo com a maturidade do empresário ao escolher investir no seu primeiro negócio.

Qual o melhor nicho para iniciar?

Existem vários fatores que devem ser avaliados antes da decisão, assim como explicado durante o post. Porém, é sempre interessante optar por nichos mais seguros e que demonstrem crescimento a cada ano, como é o caso da alimentação.

Segundo o Sebrae, o setor de alimentação é um dos mais fortes no sistema de franquias no Brasil. Mesmo em tempos de crise, o nicho se mantém estável e ainda apresenta uma ótima previsão de elevação nos ganhos.S

Sem dúvidas, a franquia é um ótimo caminho para quem deseja ter o primeiro negócio. O sistema de apoio administrativo e estrutural oferecido pela maioria das marcas é excelente para quem está dando os primeiros passos como empreendedor. Então, não perca tempo, analise as informações e inicie já a sua jornada de sucesso.

O Portal do Franchising, mantido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), oferece uma série de opções excelentes em investimentos. Conheça o perfil de franqueado do Billy The Grill, considerada uma das melhores franquias de alimentação do Brasil em 2017!

Lívia Cravo

Lívia Cravo

Gerente de Marketing do Grupo Alento, franqueadora detentora das marcas Billy The Grill, Vizinhando e Naa! Sushi Bar.

Facebook Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *