Novas tecnologias para varejo

Novas tecnologias para varejo

12 de abril de 2019

Atualmente, as 5 maiores empresas do planeta são de tecnologia. Um quadro que mostra o quanto o mundo foi impactado pela inovação cibernética, e também reforça a importância de, cada vez mais, os empreendedores abraçarem a tecnologia para varejo.

O fato é que, hoje, para uma marca crescer e se destacar, é preciso uma forte presença tecnológica. Com a implementação de ferramentas inteligentes, é possível otimizar a produtividade, melhorar os resultados e diminuir os desperdícios.

Fazer a rede expandir de maneira segura e bem estruturada é um dos maiores objetivos de todo empresário, e a forma ideal para assegurar esse processo é utilizando a inovação.

Para mostrar o quanto a tecnologia para varejo é algo fundamental, a seguir, explicaremos a importância dessa inserção e, no final, apresentaremos exemplos de soluções tecnológicas que já estão sendo aplicadas no dia a dia de muitas empresas. Continue lendo e saiba mais!

Qual a importância da tecnologia para varejo?

Há pouco mais de uma década, os blocos de papéis e folhas de carbono eram alguns dos itens mais utilizados no varejo. Muitas decisões eram tomadas baseadas em anotações ou simplesmente seguindo a “intuição” do gestor.

Mas hoje tudo mudou. A sociedade em geral passou por uma grande revolução, e a introdução da tecnologia no nosso dia a dia resultou em uma nova realidade. Atualmente, não só a maneira com que as pessoas se relacionam se modificou, mas também a forma com que compram, vendem e realizam negócios.

Com o surgimento de um novo perfil de cliente, as empresas precisaram – e ainda precisam – se adaptar a fim de manter a qualidade dos seus serviços e garantir um crescimento contínuo.

É exatamente nesse ponto que a tecnologia para varejo faz toda diferença. A implementação de ferramentas inteligentes, como ERPs e outros sistemas de gestão, são essenciais para garantir benefícios simultâneos, tais como:

  • suporte na tomada de decisões;
  • aumento de produtividade;
  • vantagem competitiva;
  • controle de processos;
  • redução de custos;

Quais tecnologias para varejo já são aplicadas no dia a dia?

Agora que você já entendeu a importância da tecnologia para varejo, conheça algumas ferramentas já aplicadas atualmente no setor.

Apps para os clientes com programas de fidelidade online

Atualmente, no Brasil, já são mais de 229 milhões de celulares ativos – é mais de um aparelho por cidadão. Esse número só mostra o quanto os equipamentos móveis são importantes na rotina dos brasileiros.

Não é à toa que os aplicativos mobile estão sendo cada vez mais utilizados para aproximar os clientes das empresas de varejo. Mais do que isso, eles já são peças fundamentais dentro de uma estratégia de fidelização.

Ao trabalhar corretamente com esses softwares, inserindo-os dentro de um programa de fidelidade, a empresa alcança resultados interessantes para o crescimento da marca, por exemplo:

  • aumento da taxa de retenção de usuários;
  • conquista de divulgadores da marca;
  • crescimento no número de vendas.

Sistema de monitoramento de fluxo

O sistema de monitoramento de fluxo é a inovação que permite à empresa acompanhar a jornada do consumidor no intuito extrair informações valiosas.

É uma tecnologia em voga no varejo, pois ajuda os gestores a desenvolverem ideias e planos para melhorar a experiência do cliente na loja. Quando bem trabalhado, o sistema de monitoramento de fluxo oferece:

  • relatórios personalizados;
  • inteligência estratégica;
  • dados certificados;

Inteligência artificial no controle de estoque e previsão de compras

Produtos obsoletos ou estoques vazios são cenários que nenhum empreendedor gosta de ver no seu negócio. Mas isso acontece muito em razão da dificuldade de prever a demanda de produtos.

É para mudar essa situação que a inteligência artificial está sendo utilizada no controle de estoque e previsão de compras. Com essa tecnologia para varejo é possível criar prognósticos mais assertivos e garantir melhor abastecimento da loja, considerando sempre o nível de procura dos clientes.

Outras tecnologias para varejo, como sistema de reconhecimento fácil e sistemas de autoatendimento, também podem ser vistos em grandes marcas do mercado. O mais importante é que você, como empreendedor, tenha em mente que a implementação de novos sistemas e máquinas não se trata mais de “luxo”, mas sim de essencialidade em qualquer negócio.

Gostou do artigo? Então que tal continuar se aprofundando no assunto e entender como a geração de nativos digitais pode impactar o seu negócio?

João Gabriel Ribeiro

João Gabriel Ribeiro

Analista de Marketing Digital do Grupo Alento, franqueadora detentora das marcas Billy The Grill, Vizinhando e Naa! Sushi Bar.

Facebook Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *