Como aproveitar o Dia do Consumidor para encantar o seu cliente

Como aproveitar o Dia do Consumidor para encantar o seu cliente

9 de março de 2020

Embora tenha sido criado há pouco tempo — em 2014, especificamente —, o Dia do Consumidor vem aos poucos ganhando mais atenção dos clientes. E essa aceitação gradativa acontece muito em razão da internet e do empenho dos empreendedores em divulgar a data especial.

Hoje, com maior disponibilidade de informações, os clientes conhecem com mais rapidez novas datas e ficam atentos às ações relacionadas. Também é a partir da internet que as franquias podem reforçar a mensagem sobre o Dia do Consumidor, criando postagens sobre o assunto, anunciando as ofertas etc.

Porém, para tornar a data realmente relevante, é preciso investir em estratégias que consigam encantar o comprador no seu dia. Sem iniciativas condizentes com a comemoração, o momento dificilmente ficará na memória, concorda?

Quer uma ajuda para destacar a sua marca nessa data? Então, continue a leitura deste artigo e confira ótimas dicas para encantar o seu cliente no Dia do Consumidor!

Dia do Consumidor: dê presentes!

O Dia do Consumidor é uma data festiva. Então, o seu cliente precisa ser agraciado e se sentir ainda mais especial. E nada melhor que brindes e mimos para animá-lo.

Não é preciso investir em presentes que sejam caros e extrapolem o seu orçamento. No fundo, o consumidor quer ser celebrado pela data.

Uma lembrança simples, como chaveiros ou canetas com a sua marca, já demonstra o quanto o seu estabelecimento se importa com ele.

Aproveite o dia para fortalecer o relacionamento

É claro que toda ação desenvolvida no Dia do Consumidor tem como objetivo principal o aumento das vendas. Porém, não foque exclusivamente nesse ponto. Aproveite o ensejo para fortalecer a relação entre a sua franquia e o seu público-alvo.

Uma boa dica é permitir que a empatia se sobressaia nessa semana especial. Utilize a data para mostrar que os pedidos e anseios feitos pelos clientes ao longo do ano foram ouvidos. Incentive a sua equipe a ser mais tolerante e encantar o consumidor já na interação inicial.

Invista em divulgação para atrair os clientes

Apesar de alcançar mais pessoas a cada ano, não há como negar que o Dia do Consumidor ainda é uma data recente. Além disso, há a tão conhecida concorrência — esteja certo que você não será o único a querer aproveitar a comemoração!

Por isso, não espere pela iniciativa dos clientes. Invista em divulgação direcionada à data a fim de atrair os compradores que já buscam promoções diferenciadas nessa época e aqueles que ainda não estão familiarizados. O fundamental é se manter à frente da concorrência nessa importante corrida.

Seja sempre transparente com o consumidor

Mesmo que o cliente não conheça bem o Dia do Consumidor, nada o impede de pesquisar sobre a sua marca e as promoções anunciadas. Afinal, estamos na era digital e o consumidor 2.0 é quem reina no mercado.

Esse perfil de comprador é aquele que se informa antes de concluir uma compra. Nesse sentido, não adianta querer ludibriá-lo ou fazer promessas que a sua empresa não seja capaz cumprir.

Trabalhe com o máximo de transparência e só ofereça soluções que sejam relevantes e estejam dentro do seu alcance.

Valorize a experiência completa do cliente

Essa é a dica mais corriqueira e, ao mesmo tempo, relevante. No Dia do Consumidor, o cliente deve ter uma experiência completa. Algo realmente memorável!

Por isso, não basta investir em atração ou promoções. Você deve se preocupar com os detalhes que podem afetar a experiência do consumidor, tais como:

  • canais de comunicação;
  • disponibilidade de produtos;
  • recepção e atendimento;
  • formas de pagamento.

Utilize dados de pesquisas de satisfação anteriores para aplicar melhorias pontuais na jornada do usuário. Caso necessário, reforce a equipe de trabalho e certifique-se que os produtos mais procurados atenderão a um aumento de demanda. Por fim, aplique uma nova pesquisa (NPS) para saber se o cliente realmente teve uma boa experiência.

A verdade é que, em pouco tempo, o Dia do Consumidor será tão importante para o comércio quanto outras datas já estabelecidas. Investindo de forma prévia, você sai na frente da concorrência e já garante um lugar diferenciado na preferência dos clientes. Então, analise as dicas apresentadas neste artigo e faça com que a sua marca encante de verdade o seu público!

Continue lendo os artigos do nosso blog e entenda a importância de o empreendedor se tornar a figura principal do seu negócio.

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