O empreendedor como figura principal do seu negócio

O empreendedor como figura principal do seu negócio

19 de setembro de 2019

O empreendedor é aquele que transforma ideias em ações concretas, criando produtos e serviços por meio do equilíbrio entre criatividade e prática. Porém, diferentemente do que muitos acreditam, empreendedorismo não é sinônimo de dinheiro rápido e fácil.

Empreender não é garantia de sucesso. Como em qualquer iniciativa, bons resultados só acontecem com muita dedicação, inteligência e trabalho. A principal diferença é que, enquanto empreendedor, a sua participação precisa ser muito mais ativa na busca desses objetivos.

Para que você entenda melhor a importância do empreendedor como alguém mais propagador e ativo em um novo negócio, preparamos este artigo com informações e dicas sobre o assunto. Boa leitura!

Por que ser a figura principal do seu próprio negócio?

Em seu livro Capitalismo, socialismo e democracia, de 1942, o estudioso Joseph A. Schumpeter associa o empreendedorismo ao desenvolvimento econômico.

De acordo com o escritor austríaco, para que alguns sistemas se desenvolvam, é preciso que novos produtos e serviços sejam sempre criados, em um verdadeiro fenômeno cíclico. Para Schumpeter, o empreendedor é o agente perfeito para esse tipo de necessidade.

Considerando essa definição, só que de maneira mais simples, é possível definir o empreendedor como aquele que sai da sua zona de conforto para assumir responsabilidades e transformar o mercado por meio de suas ideias. Todavia, para se destacar, é preciso ir além.

Por exemplo, todo profissional que deseja sair de um emprego fixo e explorar as suas habilidades deve garantir que o mercado tome conhecimento sobre essa nova jornada.

Ser a figura principal do seu próprio negócio não é apenas tomar a frente em decisões administrativas. É necessário que você seja o maior propagador da marca, atraindo clientes que já se identificam com o seu trabalho e os seus diferenciais.

Se o empreendedorismo é uma ação para o desenvolvimento econômico, você deve assegurar que isso se torne real, assumindo papel de relevância na atração e conquista de novos consumidores.

Como se tornar um empreendedor propagador de sucesso?

Para ser um empreendedor de sucesso, é preciso apresentar cinco características específicas. São elas:

  1. capacidade de planejamento;
  2. autoconfiança;
  3. perseverança;
  4. liderança;
  5. iniciativa.

No entanto, você deve utilizar essas particularidades com inteligência, dentro de ações que o tornem um propagador natural da sua marca.

Quer saber como se tornar um case de sucesso enquanto empreendedor? Confira as nossas dicas!

Explore a sua rede de contatos

Como já explicamos, o primeiro ponto para garantir o sucesso do seu novo projeto é atrair pessoas que conhecem o seu trabalho e as suas habilidades.

Por fazerem parte da sua rede de contatos, essas pessoas já estão conectadas de alguma forma a você. Com inteligência, autoconfiança e iniciativa, é possível explorar essa vantagem a fim de se tornar a exata “propaganda” que o seu projeto precisa no início da caminhada.

Claro, é preciso ter cuidado na interação para não correr o risco de afastar ao invés de atrair novos consumidores. Utilize as suas características como empreendedor para criar um bom roteiro de abordagem.

Torne-se uma referência para pessoas com o mesmo perfil

É comum conhecermos pessoas que apresentam o mesmo perfil empreendedor, mas que sempre estão receosas em dar o passo seguinte.

Uma ótima maneira de divulgar a sua marca é se tornar uma referência para essas pessoas. Ao criar e mostrar o seu novo projeto, você passa a ser o exemplo a ser seguido. Naturalmente, também se torna a marca mais comentada entre os participantes desse grupo.

Mas atenção! Nesse cenário, você e o seu empreendimento se tornam um só. Então, é imperativo um trabalho pessoal e profissional à altura das expectativas desde o início do projeto.

Invista em um evento de inauguração

Com a sua lista de contatos e grupos com o mesmo perfil cientes do seu empreendimento, outra ação natural é a criação de um evento de inauguração.

Além de atrair as pessoas dentro do seu planejamento, esse tipo de estratégia é um chamariz para outros potenciais clientes.

Invista em uma celebração que contemple o seu nicho de atuação e seja realmente atraente para o seu público-alvo. E, claro, não se limite. Aproveite o evento para apresentar os pontos fortes do negócio e torne-se a voz que se comunica diretamente com o público.

Explorar os seus potenciais como empreendedor é importante para que o seu negócio seja um case de sucesso. Não adianta apresentar boas ideias sem uma participação ativa na atração e conquista dos clientes.

Mesmo em metodologias mais organizadas e seguras, como o franchising, a iniciativa do investidor é essencial para o crescimento e a estabilidade da marca. Não fique para trás e assuma sempre o papel de figura principal do seu projeto.

Que tal se aperfeiçoar e entender como identificar o seu perfil?

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