Os melhores segmentos de franquias do Brasil

Os melhores segmentos de franquias do Brasil

29 de novembro de 2018

O franchising é, sem dúvida, um dos modelos de negócio mais bem-sucedidos do mundo. Com um tipo particular de gestão, que exemplifica a importância do trabalho coletivo, o nicho está em pleno crescimento. Nesse cenário de sucesso, existem segmentos de franquia que conseguem se destacar ainda mais.

Segundo a ABF, em 2017, o setor de franquias no Brasil teve um aumento no faturamento em todos os trimestres, comparados ao ano interior. De outubro a dezembro, por exemplo, o ganho de foi R$ 47,014 bilhões — uma evolução de 8%.

Se você quer entrar de vez nesse modelo de negócio, mas não sabe qual direcionamento escolher, neste artigo, mostraremos quais os segmentos de franquia que mais se destacaram nos últimos anos. Confira e analise qual é a melhor escolha para o seu investimento. Boa leitura!

Alimentação

Ainda hoje (principalmente no Brasil), muitas pessoas associam o modelo de franquias, exclusivamente, às marcas do setor de alimentação. Ou seja, por si só, esse é um segmento com bastante apelo popular. Além de, obviamente, estar ligado diretamente a uma necessidade básica do ser humano.

Essas são algumas das razões que ajudam a explicar a força do nicho de alimentação dentro do franchising. Em 2017, por exemplo, o crescimento do setor foi 6% comparado com 2016 — se considerarmos que o Brasil ainda estava se recuperando de crises econômicas e políticas no período, o número é ainda mais impressionante.

Outro fator que ajuda a explicar os constantes bons resultados é a diversidade de investimento. Na área alimentícia, o franqueado pode trabalhar desde pequenos negócios até grandes restaurantes e churrascarias. Todos com um bom retorno financeiro e concentrando públicos-alvo diferentes.

Comunicação, informática e segmentos de franquia relacionados

A tecnologia está cada vez mais presente no nosso cotidiano. Para se adaptarem às rotinas agitadas e em busca de mais comodidade, muitos clientes buscam nas novidades tecnológicas as soluções para suas necessidades.

Por isso, a comunicação, a informática e os segmentos de franquia relacionados ao setor se mostram mais promissores a cada ano. No mesmo período citado anteriormente, o nicho de comunicação cresceu 7,8%.

Ainda que não possua o mesmo chamariz que outros setores mais populares, o segmento já tem um alto público cativo e fiel. Além disso, há o grande benefício da inovação contínua. Por se tratar de um núcleo impactado diretamente pela tecnologia, o surgimento de ferramentas e serviços é algo quase que ininterrupto.

Casa e Construção

O setor de casa e construção, historicamente, sempre foi um dos mais bem-sucedidos no Brasil. Com o crescimento imobiliário, muitas marcas do nicho de construção tiveram seu faturamento impulsionado.

Nos últimos anos, os números passaram a ser ainda melhores graças a ações populares do governo, como a liberação de valores das contas inativas do FGTS. Muitos clientes aproveitaram a oportunidade para reformar suas residências ou mesmo iniciar a tão sonhada construção da casa própria.

Uma das principais vantagens do setor é que os clientes tendem a ser mais fiéis às marcas. Em outras palavras, quando um trabalho é bem realizado e direcionado, a fidelização acontece de uma maneira extensiva, em relação a outras categorias. Para completar, o crescimento do setor foi de 8% no período supracitado.

Hotelaria e turismo

A expansão da internet realmente transformou a sociedade e a forma como os clientes se relacionam com as empresas. Hoje, com a escolha literalmente na palma das mãos, muitas pessoas passaram a utilizar constantemente diferentes tipos de serviços.

Um dos setores que mais lucraram com esse novo cenário foi o de hotelaria e turismo. Já em 2018, o segmento faturou quase 3 bilhões de reais, um crescimento de quase 15% em comparação com 2017 — que por sua vez já tinha alcançado a alta de 9,7%, no mesmo período do ano anterior.

Como mencionado, muito desse cenário positivo se explica pela popularização da internet e pela participação direta do e-commerce (lojas virtuais). Com esse movimento, os clientes passaram a buscar e conhecer ofertas e promoções do setor de hotelaria por meio dos sites especializados.

Assim, as grandes franquias conseguiram alcançar um público distante e começaram a desenvolver técnicas para expandir mais os negócios e manter um crescimento em todas os períodos do ano.

Independentemente dos segmentos de franquia que você escolher, é possível construir um projeto sólido e criar uma carreira vitoriosa. No entanto, no Brasil, setores como o de alimentação sempre apresentam um cenário positivo para o franchising, mostrando-se opções seguras para novos investidores. Portanto, analise as informações e saiba quais segmentos de franquia são os mais adequados para a sua realidade.

O Portal do Franchising, mantido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), oferece uma série de opções excelentes em investimentos. Conheça o perfil de franqueado do Billy The Grill, considerada uma das melhores franquias de alimentação do Brasil em 2017!

Lívia Cravo

Lívia Cravo

Gerente de Marketing do Grupo Alento, franqueadora detentora das marcas Billy The Grill, Vizinhando e Naa! Sushi Bar.

Facebook Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *