Por que e como se tornar um multifranqueado

Por que e como se tornar um multifranqueado

22 de outubro de 2018

Mesmo com as recentes crises econômicas, o setor de franquias no Brasil continua crescendo. Em razão disso e de várias outras vantagens desse mercado, muitos empreendedores optam por adquirir mais de uma marca, se tornando um investidor multifranqueado.

Como o nome pressupõe, o multifranqueado é o empresário que adquire mais de uma marca. Essa experiência pode trazer diversos benefícios para o empreendedor, ainda mais em um mercado tão novo — em termos de franquias — como o Brasil.

Para te ajudar a entender melhor, neste artigo, apresentaremos os benefícios de se tornar um multifranqueado e o que você deve considerar ao tomar sua decisão. Acompanhe e boa leitura!

Quais os benefícios de se tornar um multifranqueado?

Para iniciar, apresentaremos as principais vantagens que você pode obter ao se tornar um multifranqueado. Confira logo abaixo.

Mais experiência em gestão

Embora o sistema de franquias geralmente ofereça o suporte de gestão empresarial, você, como franqueado, também precisa apresentar conhecimento próprio sobre questões administrativas. Sendo um multifranqueado, essa compreensão precisa ser ainda mais elevada.

Ou seja, um dos benefícios principais para quem opta pela multifranquia é a oportunidade de desenvolver sua experiência em termos gerenciais. Nesse caso, não apenas da parte burocrática, mas também em outros pontos importantes, tais como:

  • gestão de pessoal;
  • gestão financeira;
  • gestão de compras.

Maior poder de compra

Sabemos que um multifranqueado conta com um número elevado de marcas no seu leque. É possível escolher por unidades da mesma empresa ou por vários negócios do mesmo ou diferente nicho (contanto que não haja impedimento no contrato).

Adotando a multifranquia, você passa a ter maior poder de compra. Considerando, por exemplo, que sejam várias lojas do mesmo setor, é possível adquirir produtos ou materiais em grande quantidade e negociar menores valores.

Melhor ganho financeiro

Este é um benefício natural: se você tem um maior volume de negócios, aumenta também o número de arrecadação. No entanto, e de forma lógica, os bons resultados dependerão da sua competência em gerir diferentes lojas.

Em um cenário no qual você receba suporte adequado de todas as marcas e consiga aplicar uma gestão de qualidade nos pontos comerciais, as chances de aumento gradativo de lucros são reais.

Diversificação

Ao mesmo tempo em que é possível trabalhar com unidades ou marcas do mesmo nicho, como multifranqueado, você também pode adquirir negócios de diferentes mercados. Essa opção é interessante, pois lhe permite lidar com diversos segmentos.

Uma das principais vantagens dessa pluralidade é a diminuição de riscos de investimentos. Por exemplo, é possível compensar as perdas de um negócio com o aumento de lucros em outro setor. Essa estratégia é interessante para quem não deseja “colocar os ovos na mesma cesta”.

O que considerar para se tornar um multifranqueado?

De uma maneira geral, o primeiro passo antes de se tornar um franqueado é estudar sobre os pontos obrigatórios do contrato, os deveres e os direitos da empresa e do empreendedor. Ou seja: valor da franquia inicial, taxas mensais, apoio logístico, treinamento, entre outros aspectos.

Passando essas etapas e adquirindo a primeira marca, é o momento de considerar outras questões para evitar futuras dores de cabeça. Acompanhe.

Nichos iguais ou diferentes

No tópico de vantagens, foi explicado que o multifranqueado pode ser beneficiado tanto ao optar pela diversificação quanto pela homogeneidade. Então, você deve escolher por qual caminho percorrerá inicialmente.

O estudo e a futura decisão podem ser trabalhados sob diferentes fatores, por exemplo:

  • afinidade;
  • apelo da marca;
  • tipo de gestão.

Em outras palavras, a segunda franquia será um setor em que você tenha maior afinidade, pois a primeira foi escolhida pelo critério de rendimentos, ou vice-versa.

Concorrentes ou não concorrentes

Outro ponto importante a se considerar é a questão da concorrência das marcas. Não se trata de segmentos exatamente, visto que é possível duas marcas atuarem no mesmo nicho, mas não como concorrentes.

Aqui, é essencial averiguar as condições das empresas, ou seja, analisar se não há nenhuma cláusula de contrato que o impeça de adquirir e gerenciar marcas concorrentes. Por sua vez, você deve estudar a situação do mercado e entender se é interessante trabalhar com negócios concorrentes ou escolher pela pluralidade nesse quesito.

Pulverização do negócio

O Brasil é um dos poucos países considerados “continentais” no mundo. Isso faz com que tenhamos diversas culturas dentro de uma mesma nação. Nesse sentido, o multifranqueado deve analisar o quanto é válido trabalhar em várias regiões diferentes.

Inicialmente, muitos podem achar inválida essa possibilidade, um risco desnecessário. Porém, é importante lembrar que, no Brasil, o mercado sofre grandes efeitos da sazonalidade. Adquirir marcas de regiões diversas pode ser garantia de faturamento em qualquer época do ano.

Todavia, é essencial alertar sobre os desgastes desse cenário. Quanto maior a distância entre um local e outro, maior também serão os custos de logística e gestão. A melhor dica é sempre estudar o seu capital e tomar uma decisão de acordo com o custo-benefício.

O fato é que, embora a opção de multifranqueado seja atraente, é vital tomar cuidados e precauções antes de qualquer decisão. Além disso, qualquer vantagem da multifranquia só acontecerá se houver um trabalho de qualidade sendo realizado. Então, analise as informações apresentadas e decida o melhor caminho dentro do mercado de franquias.

O Portal do Franchising, mantido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), oferece uma série de opções excelentes em investimentos. Conheça o perfil de franqueado do Billy The Grill, considerada uma das melhores franquias de alimentação do Brasil em 2017!

João Gabriel Ribeiro

João Gabriel Ribeiro

Analista de Marketing Digital do Grupo Alento, franqueadora detentora das marcas Billy The Grill, Vizinhando e Naa! Sushi Bar.

Facebook Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *