Por que escolher uma franquia de alimentação

Por que escolher uma franquia de alimentação

10 de agosto de 2018

Há muitas opções quando se trata de investimentos financeiros. Logicamente, enquanto empreendedor, você sempre pensa em algo que possa oferecer uma boa taxa de retorno. Nesse leque de opções, está a franquia de alimentação, uma forma inteligente de fazer o dinheiro render de maneira contínua.

Em um estudo feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), foi constatado que as redes de alimentação cresceram mais de 5% do seu faturamento entre os anos de 2015 e 2016. Ou seja, mesmo perante a crise econômica, as franquias do setor conseguiram aumentar a arrecadação.

Logicamente, para obter números favoráveis é preciso muito trabalho. É necessário mais do que somente investir o dinheiro na compra de uma marca. Então, com um esforço direcionado é possível obter ótimos lucros em longo prazo.

Mas, o que é realmente uma franquia? E quais as razões de se optar pelo nicho de alimentação? Acompanhe a leitura e confira esse material especial que preparamos para você sobre as vantagens de escolher uma franquia na área de alimentação. Boa leitura!

O que é uma franquia?

De forma simples, uma franquia se trata de um acordo firmado entre duas partes interessados: o franqueador e o franqueado. Por meio desse contrato, o empresário (franqueador) disponibiliza os direitos de comercializar um serviço ou produto para outro empreendedor (franqueado).

Além disso, o franqueador precisa apoiar o negócio e auxiliar a outra parte no que for necessário. Dependendo do contrato, aquele que disponibiliza os direitos também fica encarregado de treinar as equipes do novo parceiro.

O fato é que uma franquia não é um acordo isolado ou mesmo parcial. Pelo contrário, é uma estratégia desenvolvida pelas empresas para o marketing e distribuição de seus produtos ou serviços. Ambos – franqueador e franqueado – têm interesse no sucesso da marca.

Uma franquia é perfeita para quem quer ser seu próprio “patrão” – não esquecendo que sempre existirá um contrato vigente com normas que precisam ser cumpridas.

Quais as razões de escolher uma franquia de alimentação?

Como explicado, uma franquia é uma ótima oportunidade de investimento, sem contar a possibilidade de novos aprendizados. Dentre os diferentes nichos, o de alimentação é um dos mais atraentes e rentáveis. Confira, abaixo, algumas boas razões de se optar pela franquia de alimentação.

Facilidade de gerenciamento

Quando um empresário opta por ser franqueado, ele adquire toda uma estrutura de gerenciamento. Em um contexto geral, as franqueadoras participam ativamente da montagem da loja, treinamento das equipes e suporte administrativo.

Esse cenário é uma excelente oportunidade para empreendedores com pouca experiência na gestão de negócios. Com o suporte da marca consolidada, é possível crescer ainda mais e obter maiores lucros em longo prazo. Para uma franquia de alimentação, esse respaldo é de suma importância.

Melhor controle de investimento no estoque

Logicamente, no início do projeto serão necessários investimentos em equipamentos de cozinha e ferramentas pertinentes a um negócio alimentício. Dependendo do projeto proposta pela franquia de alimentação, esses gastos tendem ser consideravelmente altos.

Todavia, com o andamento da operação, os investimentos serão mais controlados. Por conta da rápida perecibilidade da maioria dos alimentos, o empresário não precisa e nem pode investir em grandes quantidades de mercadoria para o estoque. Isso permite construir um planejamento mais coeso, facilitando o controle do fluxo de caixa.

Crescimento do negócio mesmo em tempos de crise

Como explicado anteriormente, a ABF constatou que as franquias de alimentação conseguiram aumentar o rendimento mesmo em períodos em que o país esteve sob forte crise econômica.

Além de a alimentação ser uma necessidade básica, os bons números do setor podem ser explicados através da fácil adaptação de uma empresa de alimentação a qualquer adversidade do macroambiente (quando o empresário não pode intervir diretamente).

Por exemplo, para conter os gastos e não sentir os efeitos das crises, o gestor pode diminuir o quadro de colaboradores ou mesmo mudar o cardápio do restaurante para atender às necessidades do consumidor.

Grande geração de empregos

É de conhecimento geral o quanto as marcas de franquia de alimentação são geradoras de emprego no Brasil e no mundo. Esse cenário, em si, é mais uma das comprovações do bom e contínuo rendimento do setor de serviços.

Ser vista como uma grande porta para o mercado profissional é importante para qualquer marca, pois traz significativo respaldo perante a sociedade. Com a intenso fluxo de comunicação que existe atualmente, essa boa reputação pode refletir no engajamento nas redes sociais e, consequentemente, em aumento de clientes na loja.

Atuação com marcas consolidadas

Imagine iniciar um negócio hoje e, no dia seguinte, já possuir clientes fiéis ao estabelecimento. Quando se adota uma franquia, isso é possível, pois o empreendedor traz consigo todo o respaldo de uma marca.

No setor alimentício, particularmente, isso é ainda mais importante. Para que um restaurante ou uma loja possa comercializar alimentos, é preciso estar apto e legalizado perante diferentes órgãos. O passo seguinte é conquistar os clientes através do atendimento, preço, cardápio, entre outros. Logo, a consolidação no setor pode demorar um bom tempo.

Ao adquirir uma franquia, o empreendedor pula boa parte desse roteiro. A maioria dos consumidores enxerga a marca e não a loja de forma isolada. Então, inicialmente, o seu negócio terá a mesma credibilidade da empresa matriz. Logicamente, será necessário um bom trabalho para manter o padrão de qualidade e garantir um alto fluxo de clientes.

Existem várias razões para se investir em uma franquia de alimentação. O ideal é que você inicie com uma marca bem conhecida e estabelecida, tornando o seu risco como investidor bastante reduzido. Todavia, não vale a pena arriscar algo que está totalmente fora da sua realidade.

Com um trabalho em conjunto é possível fazer com que ambos, franqueador e o franqueado, cresçam gradativamente e torne a marca uma referência no mercado. Conte sempre com especialistas do setor para não errar na sua escolha.

Agora que você já conhece os benefícios de optar por uma franquia de alimentação, descubra 5 erros mortais que você deve evitar ao abrir a sua!

Lívia Cravo

Lívia Cravo

Gerente de Marketing do Grupo Alento, franqueadora detentora das marcas Billy The Grill, Vizinhando e Naa! Sushi Bar.

Facebook Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *