Por que participar dos eventos da franqueadora e como se preparar

Por que participar dos eventos da franqueadora e como se preparar

18 de março de 2019

Muitas marcas, sobretudo quando passam por um bom momento no mercado, promovem eventos para divulgar novidades e atrair novos investidores. Assim também acontece em um relacionamento entre a franqueadora e o franqueado.

Considerando que o franchising é um investimento de sucesso no país, é cada vez mais comum a realização de workshops, convenções, feiras e outras modalidades para promover marcas e novidades do setor. Mas será que é imperativo que o franqueado participe desses eventos?

Para ajudar você a sanar essa dúvida, a seguir, mostraremos a importância de um franqueado participar dos eventos de franchising e como se preparar corretamente. Continue com a gente e saiba mais!

Por que participar dos eventos de franqueadoras?

Primeiramente, é interessante frisar o quanto o mercado brasileiro de franchising cresceu nos últimos anos. Em 2018, por exemplo, o Portal G1, do Grupo Globo, trouxe uma matéria mostrando que o setor projetava uma expansão de 8%, quando o país ainda sentia os sintomas das crises econômica e política. Ou seja, por si só, a franquia se mostra um modelo de negócio de sucesso e bastante rentável para os empreendedores.

Com o setor em alta, é lógico que as franqueadoras desenvolvem maneiras de expandir suas marcas e atrair novos investidores. Uma das maneiras mais inteligentes de se fazer isso é promovendo eventos especializados voltados a seus parceiros.

Esses encontros são ótimas oportunidades para que você, franqueado da marca, conheça ainda mais a empresa e todo o corpo administrativo do negócio. É claro que existem outros benefícios, tais como:

  • melhorar a comunicação com outros franqueados;
  • conhecer as inovações do setor;
  • aumentar a networking.

Como o franqueado deve se preparar para os eventos?

Ainda que sejam encontros com um ambiente leve e receptivo, você deve ter em mente que esses eventos são oportunidades profissionais. Nesse sentido, é essencial se preparar corretamente para extrair o melhor de cada situação. Saiba mais!

Organize-se com antecedência

É comum que, em eventos próprios, a franqueadora apresente aos seus franqueados um roteiro prévio da programação do evento. Com essa vantagem, você deve traçar os seus objetivos em cada momento do encontro, garantindo a otimização de tempo.

Todavia, ainda que isso não aconteça ou que alguns detalhes só sejam apresentados pessoalmente, vale a pena criar uma lista com os pontos mais pertinentes ao seu negócio. Dúvidas, explicações, conhecimentos: tudo que for interessante para a sua loja deve entrar nessa anotação.

Concentre-se no que é importante

Feiras e workshops do setor de franquias costumam ser glamorosas e chamativas. Essa mistura pode fazer com que um franqueado recente fique deslumbrado. Claro, não há problema em observar todo o ambiente, mas é preciso ter foco em suas prioridades.

Lembre-se, você tem uma lista com os pontos mais importantes a ser desenvolvidos no evento. Além disso, para diminuir os riscos de distração, considere algumas dicas:

  • não use o celular de forma desnecessária;
  • esqueça os problemas exteriores;
  • dê uma pausa nas redes sociais.

Desenvolva o networking

Aumentar o networking deve estar na cartilha básica de todo franqueado. Até para ser bem-sucedido neste objetivo você deve fazer uma preparação antecipada. Afinal, como vai abordar as pessoas sem nem mesmo saber quem estará na festa?

O primeiro passo é estudar os detalhes do evento disponibilizados pela franqueadora. Geralmente, nomes e marcas são divulgados nesses documentos. A partir daí, é importante uma análise do pessoal e verificar quais profissionais valem a pena uma aproximação.

Não se limite apenas ao franqueado da mesma marca ou donos da franquia. Conheça empreendedores de outros estados e regiões, bem como desenvolvedores de inovações tecnológicas do setor.

Enfim, não há razões para um franqueado ficar longe de feiras e eventos de sua franqueadora. Afinal, quando o empreendedor ingressa nesse modelo de negócio, ele adota todo um sistema de gestão, que tem como uma das características principais a constante inovação. Então, analise as informações apresentadas e extraia sempre o melhor dos encontros com outros especialistas.

Para não perder nenhum evento importante, conheça o calendário de feiras e encontros de franchising em 2019!

Lívia Cravo

Gerente de Marketing do Grupo Alento, franqueadora detentora das marcas Billy The Grill, Vizinhando e Naa! Sushi Bar.

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