Qual é a hora certa de reinvestir no negócio?

A inovação constante deve fazer parte do planejamento de qualquer empresa. Para assegurar os melhores resultados, não basta um gerenciamento básico, mas sim um trabalho que garanta diferenciação entre os concorrentes. Sabendo reinvestir no negócio, o gestor acompanha as tendências do mercado e fortalece a atuação da marca.

O grande problema é que muitos empreendedores ainda não entendem a importância ou não sabem o momento certo para investir em inovações e mudanças. Se esse é o seu caso, continue a leitura e descubra como se reinventar!

O quão importante é se reinventar?

Começar um projeto com alta qualidade de produtos e serviços é importante para obter bons resultados. Porém, se prender ao lugar-comum pode trazer uma queda de rendimento a longo prazo. Ao se atualizar, o empreendedor garante a performance do negócio, de maneira mais nivelada e contínua.

A inovação é de suma importância para que a empresa acompanhe as novidades do seu setor de atuação e as transformações do mercado em geral. Conheça outras vantagens de reinvestir no negócio.

Diferenciação da marca

Reinventar-se significa trabalhar em mudanças ou melhorias de paradigmas. Ou seja, desenvolver ideias e chamar para si a atenção do mercado e dos clientes.

Quando o planejamento é aplicado com inteligência, o resultado é uma diferenciação da marca em comparação aos concorrentes, melhorando a atração e retenção do público.

Melhoria da competitividade

Se há destaque pela criação de novos produtos e serviços, automaticamente, a marca aumenta a sua competitividade. Com isso, ela consegue sair na frente das demais e impulsionar as suas vendas de forma natural.

Com um mercado cada vez mais competitivo, ter essa vantagem faz toda diferença para garantir a estabilidade e o crescimento do negócio.

Manutenção da relevância da marca

O fato é que, em plena era digital, ficar preso a velhos conceitos e processos é garantia de insucesso. Basicamente, a marca deixa de ser interessante para o seu público ou os seus futuros compradores.

Mas quando há um trabalho de atualização, criação de novos produtos ou rebranding, a empresa consegue se manter relevante perante os consumidores, oferecendo serviços e itens adequados às necessidades atuais deles.

Como reinvestir no negócio?

Agora que você já entendeu a importância de uma atualização constante, conheça algumas maneiras de reinvestir no negócio.

Repaginação da loja

Como explicado, uma atualização não precisa ser algo rebuscado ou de grande investimento. Muitas vezes, uma repaginada na loja é suficiente para atrair e melhorar a experiência do cliente.

Você pode, por exemplo, reformar o local ou investir em uma nova decoração. Talvez o design ou a arrumação do estabelecimento já não comportam ou condizem com o público frequentador.

Uma mudança substancial é importante para mostrar que a marca está antenada às tendências.

Avaliação de novos equipamentos

Em alguns casos, a melhoria dos serviços passa impreterivelmente pela renovação das ferramentas e dos equipamentos da empresa. Esse tipo de investimento é essencial para a marca atender com qualidade a sua nova demanda de clientes.

Com a alta tecnologia sendo uma realidade no nosso dia a dia, substituir atividades manuais pela automatização é algo imperativo em muitas empresas.

Por isso, você deve avaliar a necessidade de novos equipamentos e reinvestir no negócio para assegurar a máxima eficiência de produtos ou serviços.

Investimento em gestão de pessoas

Outro ponto que deve ser considerado no momento de reinvestir no negócio é a gestão de pessoas. Em outras palavras, os profissionais precisam acompanhar a inovação da marca.

Por isso, é preciso garantir que os seus colaboradores estejam por dentro de novos produtos e serviços da empresa, além de bem treinados para manusear e gerir as tecnologias implementadas.

É importante também acompanhar a questão dos uniformes, pois a cada mudança de identidade visual ou lançamento de campanha, os profissionais devem se apresentar em conformidade.

Lançamento de novos produtos e investimento em marketing

Logicamente, toda atualização deve passar pelo lançamento de novos produtos ou serviços. Afinal, por mais que a empresa tenha um carro-chefe, as necessidades dos clientes mudam com o passar do tempo e é preciso criar itens para suprir essas carências.

Para que a medida de reinvestir no negócio resulte em bons frutos, também é imperativo trabalhar no marketing da empresa, entendendo se a abordagem atual é a mais recomendada para o novo perfil de cliente.

Não se esqueça de desenvolver um trabalho diferenciado nos sites e nas redes sociais da marca.

Qual é a hora certa para fazer isso?

Como explicado ao longo do post, inovar significa trabalhar em ideias e conceitos a fim de acompanhar as mudanças do mercado e garantir produtos ou serviços de qualidade.

Essas transformações do mercado nem sempre acontecem em razão de crises econômicas. Questões macro — como fatores culturais, inserções tecnológicas ou mudanças de leis — também incentivam a evolução.

Para que o impacto no seu empreendimento não seja grande, o mais indicado é realizar um trabalho de acompanhamento do seu público-alvo, identificando mudanças de perfis e surgimento de tendências. Quando você não espera a crise chegar para reinvestir no negócio, as transformações acontecem naturalmente e os bons resultados se mantêm.

Não deixe de trabalhar a inovação no seu empreendimento, pois isso gera melhores resultados e mantém a marca relevante para o seu público-alvo. Como investidor de franquias, priorize as franqueadoras que desenvolvem planejamentos inovadores e estão por dentro da realidade atual do mercado.

Quer contar com um apoio especializado no processo de avaliação da sua próxima marca franqueadora? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo!

 

 

Lívia Cravo

Lívia Cravo

Gerente de Marketing do Grupo Alento, franqueadora detentora das marcas Billy The Grill, Vizinhando e Naa! Sushi Bar.

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