Selo de Excelência em Franchising da ABF: saiba mais

Selo de Excelência em Franchising da ABF: saiba mais

2 de abril de 2019

Essa chancela identifica a marca premiada pela ABF.

O Selo de Excelência em Franchising é o prêmio concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) às melhores franquias que atuam no mercado brasileiro. O SEF é um reconhecimento da competência das marcas em gerir a própria rede e oferecer um suporte de qualidade aos seus franqueados.

Sendo considerada a principal premiação da categoria no Brasil, o SEF também é um ótimo indicativo para que futuros empreendedores entendam o nível de eficácia de cada franquia e as avaliem com maior assertividade.

Para você que deseja se tornar um franqueado, mas ainda tem dúvidas sobre qual marca escolher, preparamos este artigo sobre o Selo de Excelência em Franchising. A seguir, você entenderá a importância, como funciona e por que deve considerar essa avaliação antes de uma decisão definitiva. Boa leitura!

Qual é a importância do Selo de Excelência em Franchising?

Como dito na introdução, o Selo de Excelência em Franchishing é um reconhecimento em âmbito nacional pela eficiência e qualidade do suporte que uma franquia oferece aos seus franqueados.

Em outras palavras, é uma comprovação do sucesso da franquia quanto a sua capacidade de padronização do negócio, um documento que ratifica a eficácia no alinhamento de gestão.

A importância se dá justamente pela relevância que o Selo de Excelência em Franchishing tem no mercado nacional. A franqueadora passa a ser reconhecida por seu know-how na prestação de suporte e no sucesso de expansão da marca.

Para o franqueado também é interessante, pois é um indicativo do tipo de apoio que ele pode esperar ao escolher a franquia como novo investimento.

Quais os critérios para concorrer ao SEF?

Como qualquer premiação, para concorrer ao SEF, a empresa precisa estar apta dentro dos critérios exigidos. Os requisitos variam um pouco de ano para ano, em 2019 são:

  • ter o primeiro contrato de franquia assinado antes de 31 de dezembro de 2016;
  • ser associado à ABF com data anterior a 31 de dezembro de 2017;
  • estar adimplente com suas obrigações perante a ABF;
  • possuir, no mínimo, 5 franqueados (sócios/proprietários);
  • possuir, no mínimo, 10 unidades da franquia em operação.

Estando regular em todos os critérios, a empresa passa a ser avaliada em diferentes pontos pela Associação Brasileira de Franchising.

O que é avaliado durante a pesquisa?

Durante a avaliação, a empresa sofre uma auditoria de documentação, sendo necessário entregar a sua Circular de Oferta de Franquia (COF). A ABF verifica se o documento está atualizado e de acordo com a legislação vigente.

Além disso, é feita uma pesquisa sobre o índice de satisfação dos empreendedores com suas respectivas franqueadoras. Nesse ponto, em geral, é avaliado como o franqueado se sente em relação ao suporte oferecido pela marca principal, à rentabilidade do negócio e à relação entre as partes.

Em um questionário de, em média, 21 perguntas, os empreendedores também precisam responder perguntas sobre 5 fatores diferentes. São eles:

  • sustentabilidade;
  • relacionamento;
  • operacional,
  • economia;
  • global.

Se a empresa atingir a pontuação mínima no somatório de pontos da pesquisa ela recebe o Selo de Excelência em Franchising. E além do título principal, algumas marcas ganham prêmios de destaque em seu segmento, mostrando excelência no relacionamento com seus franqueados.

Quantas empresas são premiadas por categoria?

No passado, todas as empresas que ficavam acima da média da categoria recebiam o SEF. Porém, em 2018, esse conceito foi mudado. Agora não existe uma média para cada nicho e sim um número geral.

A medida é feita em uma escala até 100. Todas as marcas que atingirem 75% de aprovação de seus franqueados recebem o Selo de Excelência em Franchishing.

Então, várias marcas do mesmo segmento podem ganhar o Selo. Por exemplo, se 10 empresas do setor de alimentação concorrerem e 8 alcançarem 75% dos pontos, essas serão premiadas.

A franqueadora pode perder o Selo caso diminua o seu padrão de qualidade ou descumpra as regras estabelecidas pela ABF. Para os futuros investidores, é importante saber se isso aconteceu em algum momento, quais foram às razões para a retirada do título e se a empresa corrigiu a falha no período seguinte.

Enfim, essas foram as informações mais importantes sobre o Selo de Excelência em Franchishing. A premiação, que está na sua 29ª edição e será entregue em 26 de abril este ano, é uma ótima referência para que futuros empreendedores acertem em suas escolhas de franquias. Se tornar franqueado de uma marca com o Selo aumenta as chances de você encontrar um ambiente de alto profissionalismo e competência.

O Portal do Franchising, mantido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), oferece uma série de opções excelentes em investimentos. Conheça o perfil de franqueado da nossa franquia, que foi considerada uma das melhores do segmento de alimentação do Brasil em 2017!

Lívia Cravo

Gerente de Marketing do Grupo Alento, franqueadora detentora das marcas Billy The Grill, Vizinhando e Naa! Sushi Bar.

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